Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Desemprego na zona do euro bate recorde


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Na região da zona do euro – que reúne os 17 países europeus que adotam a moeda única – o índice de desemprego atingiu 10,8%, em fevereiro, ante 10,7% de janeiro. Os percentuais, recorde desde 1997, são da Eurostat – agência de estatísticas vinculada à União Europeia (UE).

Pertencem à zona do euro a Bélgica, Alemanha, Estônia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, o Chipre, Luxemburgo, Malta, os Países Baixos, a Áustria, Portugal, a Eslovênia, Eslováquia e a Finlândia. A Eurostat analisou a situação de emprego de trabalhadores que têm dos 15 aos 74 anos.

No conjunto da União Europeia (UE), o índice de desemprego atingiu 10,2% ante 10,1% em janeiro. O desemprego envolveu 17,13 milhões de pessoas na região da zona do euro. Porém, na União Europeia como um todo, foram registrados 24,5 milhões de desempregados – dos quais 5,4 milhões são jovens.

Os piores números apareceram nos países que enfrentam os impactos da crise econômica internacional de forma mais intensa. São eles a Espanha (23,6%), a Grécia (21%) e a Itália (9,3%), além do Chipre (9,7%). Os menores resultados no bloco ocorreram na Áustria (4,2%), na Holanda (4,9%), em Luxemburgo (5,2%) e na Alemanha (5,7%).

Em comparação com fevereiro do ano anterior, a taxa de desemprego caiu em oito países da União Europeia e subiu em 18, mas ficou estável na Romênia, por exemplo. Foram registradas quedas acentuadas na Lituânia, Letônia e Estônia.

Na zona do euro, a taxa de desemprego entre os homens aumentou de 9,7%, em janeiro, para 10,7%. No caso das mulheres, cresceu de 10,3% para 11% no mesmo período. Os estudos feitos pela Eurostat lembram ainda que, em fevereiro de 2012, a taxa de desemprego nos Estados Unidos chegou a 8,3% e, no Japão, alcançou 4,7%.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)