Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Norte lançará foguete com satélite


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - A Coreia do Norte vai lançar um satélite montado em um foguete, para marcar os 100 anos de seu ex-presidente e fundador do Estado norte-coreano, Kim Il Sung, informou hoje (16) a imprensa estatal do país.

O lançamento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de abril e pode ser interpretado como uma violação de resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), feitas após um teste similar da Coreia do Norte em abril de 2009.

Na ocasião, Pyongyang disse que o lançamento foi bem-sucedido e caracterizou-o como um teste de tecnologia para satélites. Já observadores internacionais disseram que a iniciativa foi um disfarce para testar tecnologia de disparo de mísseis.

No mês passado, o regime norte-coreano concordou em suspender testes de mísseis de longo alcance, em troca de ajuda humanitária a ser suprida pelos Estados Unidos.

Quanto ao lançamento do mês que vem, a imprensa estatal informou se tratar de "uma oportunidade de colocar a tecnologia espacial do país a serviço de propósitos pacíficos de nível maior".
 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)