Sexta-feira, 24 de junho de 2016 - 10h59
Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês, afirmou hoje (24) que a hipótese de um segundo referendo sobre a independência da Escócia é "altamente provável".
Ao contrário da Inglaterra e do País de Gales, a Escócia votou majoritariamente a favor da permanência do Reino Unido na UE, com 62% dos votos. O governo, que é autônomo, considera que, com a decisão, o país será retirado à força do Bloco.
"Como primeira-ministra da Escócia, tenho o dever de responder não apenas ao resultado em todo o Reino Unido, mas também, e em particular, à decisão democrática tomada pelo povo da Escócia. Como as coisas estão, a Escócia enfrenta a perspectiva de ser levada para fora da UE contra sua vontade. Considero isso democraticamente inaceitável ", disse Nicola Sturgeon.
Em setembro de 2014, a Escócia votou em um referendo sobre a independência da região. À época, os independentistas foram derrotados com 45% dos votos, contra os 55% dos que apoiavam a permanência no Reino Unido. O Reino Unido é composto por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
A primeira-ministra escocesa afirmou que, no referendo de 2014, a independência foi derrotada em parte porque sair do Reino Unido significaria que a Escócia ficaria fora da União Europeia, justamente o que está acontecendo agora.
"Eu quero deixar absolutamente claro que tenho a intenção de tomar todas as medidas possíveis [...] para assegurar o nosso lugar permanente na UE e no mercado único", disse Sturgeon.
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)