Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Conselho da ONU quer cortar fontes de financiamento do Estado Islâmico


 

Da Agência Lusa

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai adotar resolução com o objetivo de cortar os milhões de dólares que financiam o Estado Islâmico, provenientes da venda de petróleo, do tráfico de antiguidades e do pagamento de resgates.

A Rússia apresentou a primeira versão, que reafirma a intenção do conselho de enfrentar a ameaça dos jihadistas que se apoderaram de partes da Síria e do Iraque há cerca de um ano.

A resolução impõe sanções a indivíduos e entidades que estabeleçam negócios na área de petróleo com o Estado Islâmico, com o seu grupo associado na Síria, o Al Nusra Front, e com outros grupos associados à Al Qaeda.

De acordo com a medida, os 193 países-membros das Nações Unidas devem adotar "os passos apropriados" para impedir o comércio de bens culturais procedentes do Iraque e da Síria  e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deve impor restrições.

A resolução lembra que os governos dos vários países do mundo devem "impedir que terroristas se beneficiem direta ou indiretamente de pagamentos de resgate a partir de concessões políticas", de modo a garantir a libertação de reféns.

A resolução pode ser aplicada por meio de sanções ou do uso de força, apesar de não autorizar a ação de forças militares.

Relatório da equipe da ONU de monitoramento da Al Qaeda, publicado em novembro, estima que os jihadistas ganhem entre US$ 850 mil e US$ 1,65 milhão por dia apenas com a venda de petróleo.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)