Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Colômbia diz ter matado 32 guerrilheiros das Farc


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília – Forças do Exército mataram ao menos 32 suspeitos de pertencer ao grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e prenderam mais quatro, informou hoje (26) o presidente Juan Manuel Santos. Ele fez o anúncio em seu gabinete na cidade de Villavicencio, menos de uma semana após o Exército colombiano ter matado 33 guerrilheiros em bombardeio a um acampamento das Farc.

O presidente colombiano elogiou os “ótimos resultados” do Exército e disse que dois dos presos na operação são mulheres. Para Santos, as operações foram um “grande golpe” contra as Farc.

No último fim de semana, os rebeldes mataram 11 soldados em uma emboscada em Arauca, no maior ataque da guerrilha realizado em meses. A nova onda de violência ocorre após proposta de paz das Farc, julgada insuficiente pelo governo.

O comando da guerrilha anunciou, no mês passado, que pretendia libertar dez militares sequestrados. As Farc comunicaram, ainda, planos de libertar seis policiais e quatro soldados que mantêm cativos. A guerrilha disse também que irá abandonar a prática dos sequestros por dinheiro.

Também na semana passada, um grupo de ex-guerrilheiros das Farc detidos em mais de dez penitenciárias colombianas iniciou uma greve de fome em protesto contra a negativa do governo de reconhecê-los como prisioneiros políticos.

O grupo também reivindica que o governo de Santos autorize uma visita humanitária às prisões da Colômbia. Oficialmente o país tem cerca de 8 mil presos nestas condições. A Corporação Arco-Íris, que estuda o conflito armado colombiano, estima que 9,5 mil ex-guerrilheiros das Farc e de outras guerrilhas, como o Exército de Libertação Nacional (ELN), estejam detidos em presídios da Colômbia e dos Estados Unidos.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes