Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ciclone Debbie castiga costa Nordeste da Austrália



Da Agência EFE

O Ciclone Debbie, de categoria 4 a 5, chegou nesta terça-feira (28) com forte chuva e ventos à costa do Nordeste da Austrália, onde milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas. O ciclone atingiu a terra entre as cidades de Bowen e Airlie Beach, no estado de Queensland, com ventos de 270 quilômetros por hora, após castigar as ilhas turísticas de Whitsunday e Hamilton. A informação é da Agência EFE.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, disse que "as condições estão se deteriorando", antes de anunciar que o Exército coordenará os trabalhos de resgate em Queensland após a passagem do ciclone.

Mais de 38 mil pessoas estão sem energia elétrica em Whitsunday e Mackay por causa da tempestade, que se desloca lentamente derrubando árvores.

Em Bowen, a força do vento arrancou telhados de alguns edifícios.

"Posso escutar as árvores que começam a passar. Dá medo. As árvores estão sendo derrubadas. Quando passar [o ciclone] totalmente, será devastador", disse uma moradora de Proserpine à emissora local ABC.

O Debbie, que forçou a saída de aproximadamente 30 mil pessoas de zonas baixas do litoral, não será rebaixado para tempestade tropical até amanhã ao meio-dia (hora local), segundo estimativa do gerente dos Serviços de Emergência da Região Norte, Dale Camp.

Até agora, a extensão dos danos causados pelo ciclone é desconhecida, embora as seguradoras o tenham classificado como catástrofe.

As autoridades acreditam que o Debbie é o ciclone mais poderoso que atinge a Austrália desde o Yasi, que em 2011 causou grandes danos no litoral.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)