Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ciclone Debbie castiga costa Nordeste da Austrália



Da Agência EFE

O Ciclone Debbie, de categoria 4 a 5, chegou nesta terça-feira (28) com forte chuva e ventos à costa do Nordeste da Austrália, onde milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas. O ciclone atingiu a terra entre as cidades de Bowen e Airlie Beach, no estado de Queensland, com ventos de 270 quilômetros por hora, após castigar as ilhas turísticas de Whitsunday e Hamilton. A informação é da Agência EFE.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, disse que "as condições estão se deteriorando", antes de anunciar que o Exército coordenará os trabalhos de resgate em Queensland após a passagem do ciclone.

Mais de 38 mil pessoas estão sem energia elétrica em Whitsunday e Mackay por causa da tempestade, que se desloca lentamente derrubando árvores.

Em Bowen, a força do vento arrancou telhados de alguns edifícios.

"Posso escutar as árvores que começam a passar. Dá medo. As árvores estão sendo derrubadas. Quando passar [o ciclone] totalmente, será devastador", disse uma moradora de Proserpine à emissora local ABC.

O Debbie, que forçou a saída de aproximadamente 30 mil pessoas de zonas baixas do litoral, não será rebaixado para tempestade tropical até amanhã ao meio-dia (hora local), segundo estimativa do gerente dos Serviços de Emergência da Região Norte, Dale Camp.

Até agora, a extensão dos danos causados pelo ciclone é desconhecida, embora as seguradoras o tenham classificado como catástrofe.

As autoridades acreditam que o Debbie é o ciclone mais poderoso que atinge a Austrália desde o Yasi, que em 2011 causou grandes danos no litoral.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)