Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chile: avião pode ter desintegrado, diz ministro


O ministro da Defesa do Chile, Andrés Allamand, informou neste domingo a descoberta de restos humanos dispersos na área de busca e disse que é "muito provável" que o avião que caiu no mar na sexta-feira passada com 21 pessoas a bordo tenha se desintegrado com o impacto.

Se essa informação for confirmada, "a tarefa de busca será muito mais difícil", disse aos jornalistas Allamand, que está no arquipélago Juan Fernández, a 670 quilômetros do
litoral chileno, liderando as tarefas de busca.

Em declarações no aeroporto da ilha Robinson Crusoe, Allamand confirmou que os restos encontrados não se tratam de corpos completos, mas de fragmentos que não permitem uma identificação.

"Encontramos muitos restos materiais e também restos humanos", disse visivelmente emocionado o ministro da Defesa, que é cunhado do empresário Felipe Cubillos, um dos 17 ocupantes do avião que seguem desaparecidos.

Até agora foram encontrados apenas quatro corpos dos 21 ocupantes do avião, que caiu no mar após duas tentativas de aterrissagem em meio a condições adversas.

Allamand, que admitiu sentir "muito dor" por ter de divulgar essa notícia, disse que até agora mantinha a esperança que parte da fuselagem estivesse mais ou menos intacta, com a possibilidade que alguns dos ocupantes estivessem no interior.

Mas essa possibilidade se afasta com as últimas notícias, considerou Allamand, que, no entanto, ressaltou que "sob nenhuma circunstância" as buscas serão paralisadas.

Os restos, cuja localização tinha sido informada previamente por aldeões e cujas características nem dimensões foram divulgadas, foram embarcados em um avião da Força Aérea rumo a Santiago, onde serão submetidos a perícias no Serviço Médico Legal.

As autoridades ressaltaram que as perícias "serão complexas" e que podem ser "dolorosas" para os familiares das vítimas.

No avião também viajavam Felipe Camiroaga, um dos mais conhecidos apresentadores da televisão chilena, e uma equipe do canal de televisão "TVN".

A busca continuou neste domingo com o desdobramento de 600 membros das Forças Armadas, inclusive mergulhadores táticos com apoio de navios da Marinha, aviões, helicópteros e embarcações menores.

Em Santiago, o presidente Sebastián Piñera, que declarou luto nacional na segunda e na terça-feira por causa da tragédia, reafirmou que o Governo fará o possível para encontrar as 17 vítimas restantes, mas advertiu que não podia garantir o sucesso da operação


Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia