Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chávez diz que vencerá batalha contra o câncer



Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – Da sacada de sua casa em Caracas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez saudou ontem (4) os venezuelanos e prometeu que vencerá a “batalha” contra o câncer. Emocionado e usando uniforme militar e a tradicional boina vermelha, ele disse que o amor é o remédio mais eficiente para qualquer doença.

A manifestação de Chávez ocorreu horas depois de ele retornar de Cuba, depois de quase um mês de internação para se tratar do tumor diagnosticado em Havana. "O amor é a melhor cura para qualquer doença. Obrigado por esse amor especial, não só da Venezuela mas de muitas outras partes do mundo", disse ele. "Aqui estou no epicentro do meu maior amor", acrescentou.

Chávez se dirigiu aos manifestantes, que se aglomeraram na praça em frente à sacada de onde discursou. Desde ontem, os venezuelanos comemoram o Bicentenário da Independência da Venezuela. "Começamos a superar o mal que foi incubado em meu corpo, minha presença aqui significa que vencemos a batalha, que nós começamos a subir a colina", disse.

No último dia 10, em Havana, Chávez fez uma cirurgia de urgência para a retirada de um abcesso na região pélvica. Desde então começaram as especulações em torno do seu estado de saúde. Apenas na última semana ele assumiu que está em tratamento para a cura de um câncer. Durante o discurso nessa segunda-feira, o presidente contou alguns detalhes do tratamento.

"A segunda intervenção foi muito profunda, durou mais de seis horas, eu me entreguei a Deus, à ciência e finalmente à grande vontade, ao amor e à paixão, graças a vocês [aos venezuelanos] estou aqui de coração”, disse Chávez, provocando aplausos e palavras de apoio dos presentes. “É incrível como eu, por milagre, estou nesse processo de recuperação."

No discurso, Chávez lembrou que sua recuperação se deve em parte não só à assistência médica que teve em Havana, como também a Fidel Castro, ex-presidente de Cuba. Em imagens divulgadas pela imprensa estatal do país, Fidel apareceu ao lado de Chávez na maioria das vezes, em exercícios físicos e no quarto do hospital.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)