Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chávez anuncia programa de ajuda a venezuelanos carentes


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou um programa de ajuda às famílias de baixa renda que visa a reduzir as taxas de pobreza no país. Segundo ele, a iniciativa tem o objetivo de “proteger os fracos”. O programa institui, por exemplo, o repasse financeiro para as famílias com, no mínimo, três filhos de menos de 15 anos de idade, assim como para aquelas que têm crianças e adolescentes com deficiência e vivem na faixa da extrema pobreza.

O programa é semelhante ao Bolsa Família do Brasil. No caso da Venezuela, o repasse financeiro chega a 300 bolívares (o equivalente a US$ 69,77) por filho. No caso das famílias de crianças e adolescentes com deficiência, o subsídio aumenta para 600 bolívares (o equivalente a US$ 139,74) por filho.

Chávez destacou que na Venezuela há mais de 7 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, dos quais 1 milhão, o equivalente a 7% da população, estão na faixa da pobreza extrema.

De acordo com os dados do governo, os critérios para determinar se uma família está em extrema pobreza serão analisados com base na situação verificada em janeiro de 2012. O presidente disse ainda que será elaborado um processo de registros das famílias e de verificação das que recebem o benefício.

"Outros programas virão”, avisou Chávez. “[Os programas] são destinados a aumentar a batalha contra a miséria e a pobreza e para acelerar a construção da sociedade de iguais com inclusão", disse ele, lembrando o programa denominado Mães dos Bairros, criado para estimular o aperfeiçoamento profissional de mulheres a fim de reduzir a pobreza nas comunidades.

O projeto Mães dos Bairros reúne mais de 23 mil mulheres, agrupadas em comissões e que desenvolvem atividades com o apoio técnico de instituições públicas, privadas e não governamentais. As atividades vão desde panificação à confecção e o mercado calçadista, entre outras.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Juliana Andrade
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)