Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Calor 'matou cerca de 500' em uma semana na Hungria


O governo da Hungria anunciou nesta terça-feira que acredita que cerca de 500 pessoas morreram devido a uma onda de calor que atingiu o país do leste europeu na semana passada.

Anna Paldy, vice-diretora do Instituto Nacional de Saúde Ambiental, disse à BBC que, desse total, 230 teriam morrido na região central do país.

Ela explicou que as mortes, registradas entre os dias 15 e 22 de julho, foram causadas por insolações, problemas cardiovasculares ou outras doenças agravadas pelas altas temperaturas.

Os dados foram fornecidos por hospitais e médicos na capital húngara, Budapeste, e no condado de Peste e extrapolados para o restante do país.

Paldy explicou que essa mortalidade associada ao calor foi a mais alta dos últimos anos na Hungria, onde a temperatura média diária chegou a 30ºC no período analisado.

Calor recorde
Em um fenômeno incomum, partes do sul e do leste da Europa foram castigados com temperaturas de mais de 40ºC.

Na Bulgária, a temperatura chegou a 45ºC, a mais alta nos registros históricos do país.

Na vizinha Romênia, outras 30 pessoas morreram em decorrência da onda de calor, e as autoridades colocaram os serviços de emergência em algumas regiões em alerta.

Na Sérvia, o ministério da Agricultura anunciou que 30% da produção anual de vegetais foi destruída devido à onda de calor. Algumas das lavoras mais afetadas foram as de trigo e soja.

Incêndios florestais também são um problema. Na Itália, três morreram na segunda-feira quando caiu o avião que usavam para levar água e tentar apagar as chamas.

Outro avião usado para apagar incêndios florestais caiu no mesmo dia na Grécia, matando seus dois ocupantes.

Fonte: BBCBrasil
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes