Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brics discutem na China reforma do sistema monetário



Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - Líderes dos países do Brics - grupo que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e, a partir de hoje (14), a África do Sul - reúnem-se em Sanya, no Sul da China, para a 3ª cúpula do bloco, cujo tema principal é a reforma do sistema monetário internacional.

A presidenta Dilma Rousseff, o presidente russo, Dmitry Medvedev, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, tiveram encontros bilaterais com o presidente chinês, Hu Jintao, e participam da cúpula hoje.

Segundo o Ministério do Exterior chinês, o país quer fortalecer, durante a reunião, a coordenação e a cooperação mútua pela reforma do sistema monetário internacional, pelo controle da flutuação no preço das commodities, pelo combate às mudanças climáticas e pelo desenvolvimento sustentado.

Um documento, que será divulgado no fim da cúpula, vai resumir o consenso alcançado pelos cinco países em temas de interesse mútuo, segundo a agência de notícias Xinhua.

"Os líderes do Brics vão enviar um sinal de confiança, solidariedade e cooperação para a comunidade internacional", informou um representante do Ministério do Exterior em declaração reproduzida pela agência estatal chinesa.

Apesar das diferenças, como o perfil de suas economias, grau de desenvolvimento e os sistemas políticos, os cinco países têm uma série de interesses coincidentes como, por exemplo, o objetivo de transformar o G-20 (grupo que reúne as maiores economias mundiais) no principal mecanismo de gerenciamento da economia global.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes