Porto Velho (RO) segunda-feira, 26 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil leva ao Fórum Mundial da Água maior comitiva da América Latina



Começou hoje (16), em Istambul (Turquia), o 5º Fórum Mundial da Água. Cerca de 150 especialistas brasileiros, entre os quais a senadora Fátima Cleide (PT-RO), participam do evento que tem como tema: "Superando os divisores de água". O encontro, que acontece a cada três anos, termina domingo (22).

O objetivo do Fórum é oferecer alternativas para a escassez da água em função do aumento populacional, do desperdício, do consumo insensato e dos impactos causados nos recursos hídricos pelas mudanças climáticas.

Em vários lugares do mundo, os recursos hídricos têm sido tema de discussão para várias autoridades. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água doce. Outro aspecto é ainda mais chocante: uma criança morre a cada 19 segundos, vítima de doenças causadas pela falta de saneamento básico.

Para discutir essas questões, 28 mil participantes de mais de 180 países buscam soluções para esses problemas. O Brasil leva ao Fórum a maior comitiva da América Latina.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), uma das representações da Amazônia, acredita que é preciso políticas públicas e o uso racional da água para se chegar a uma saída. "Só investindo em políticas públicas e a utilização sustentável dos recursos hídricos é que podemos tentar equacionar tantas dificuldades", destaca a senadora.

Em junho de 2008, a senadora Fátima participou da Expo Zaragoza, quando especialistas de diversos países debateram o desenvolvimento sustentável da água e o desenvolvimento humano com compromissos éticos.

Também participam do Fórum Mundial da Água os senadores João Pedro (PT-AM) – também como representante da Amazônia –, Renato Casagrande (PSB-ES) – presidente da Comissão de Meio Ambiente, Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Marisa Serrano (PSDB-MS). 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes