Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil e Cuba terão empresa para produzir medicamentos de ponta


 
Nielmar de Oliveira
Agência Brasil 

O governo cubano, por meio da empresa Heber Biotec, vai firmar acordo com o laboratório farmacêutico brasileiro EMS para a formação de uma empresa mista destinada a desenvolver produtos inovadores.

O acordo foi intermediado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) – serviço autônomo ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O acordo, que será firmado segunda-feira (21), é o segundo entre os dois países para a produção de remédios. Em novembro, foi assinado outro, também com a EMS, para produzir no Brasil o medicamento Salbutamol, utilizado no combate à asma.

A empresa a ser constituída terá sede no Brasil. Pelo acordo, a Heber Biotec fornecerá produtos, tecnologia e patentes desenvolvidos pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, enquanto a EMS agregará sua tecnologia de processo produtivo, capacidade de criação de infraestrutura, logística e distribuição global de medicamentos.

A EMS investirá inicialmente US$ 100 milhões, além dos recursos previstos e não especificados, em pesquisa e desenvolvimento de remédios inovadores e de alta eficácia.

Maior empresa farmacêutica do Brasil e uma das oito maiores da América Latina, a EMS tem cem por cento de capital nacional e atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos e de material hospitalar.

A empresa tem duas plantas produtivas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), e exporta seus produtos para mais de 20 países.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)