Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia declara emergência nacional por epidemia de dengue



O governo da Bolívia declarou nesta quinta-feira emergência nacional para conter um surto de dengue que já matou nove pessoas e infectou outras 1.300.

A ministra da Saúde, Nila Heredia, disse que mobilizou vários médicos e outros funcionários para o departamento amazônico de Beni, onde foi detectada a maior parte de mortes e infecções.

"Os casos evidentemente aumentaram nos últimos tempos, por isso não apenas declaramos alerta, mas emergência nacional, fundamentalmente nas regiões mais afetadas", afirmou ela a jornalistas.

O vice-ministro da Saúde, Martín Maturano, disse que na atual época de chuvas, a dengue poderia superar a letalidade da temporada passada, quando foram registradas 25 mortes num total de pouco mais de 8.000 infecções. O período chuvoso na Bolívia vai de outubro a março.

"Estamos levando recursos humanos, abrimos centros para o tratamento e estamos dando recomendações à população", disse Mauricio Rosseau, diretor de saúde de Beni, onde a doença transmitida por um mosquito afetou, inclusive, o prefeito da capital regional.

Segundo o vice-ministro Maturano, Bolívia, Brasil e Paraguai são os países sul-americanos mais afetados pela dengue, que costuma atingir seu auge na época de chuvas devido ao grande número de poças e outros depósitos de água ao ar livre onde se reproduz o mosquito transmissor Aedes Aegypti.


Fonte: Folha de São Paulo com informações da Reuters
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)