Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Boca de urna indica vitória de Hollande em eleição presidencial na França


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O candidato de oposição na França, o socialista François Hollande, foi eleito hoje (6) o novo presidente da República do país. Pesquisas de boca de urna indicam que Hollande venceu o atual presidente francês, Nicolas Sarkozy. Três institutos de pesquisas – CSA, TNS Sofres e Ipsos – estimam que Hollande tenha ganho com 52% contra 48% de Sarkozy. O atual presidente admitiu a derrota: “A responsabilidade desta derrota é toda minha”.

Na França, o resultado da boca de urna é considerado confiável, embora o nome do vitorioso só será confirmado oficialmente nos próximos dias. As autoridades francesas esperam oficializar o nome de Hollande até o dia 10. A posse do novo presidente deve ocorrer no dia 14.

Simpatizantes e aliados de Hollande estão reunidos na sua cidade natal, Tulle, e na Praça da Bastilha, em Paris, na qual há mais de 30 anos, os eleitores do também socialista François Mitterrand celebraram a vitória dele na disputa presidencial.

Em 2007, Sarkozy venceu a socialista Ségolène Royal, por 53,1% dos votos a 46,9%. Hollande é o segundo presidente socialista na história recente da França. O último foi Mitterrand, que governou de 1981 a 1995. Hollande foi colaborador do governo Mitterrand.

Nos próximos 10 e 17 de junho, há eleições legislativas na França, mas Sarkozy avisou que não vai liderar a União por um Movimento Popular (UMP) no período. “Mantenham-se unidos. Temos que vencer a batalha das legislativas. Eu não irei liderar a campanha”, disse o presidente derrotado.

De acordo com dados preliminares, a abstenção na votação na França ficou em 20,1% de um total de 46 milhões de eleitores. É uma mais baixas abstenções, perdendo apenas para as eleições de 2007, quando apenas 16% dos eleitores deixaram de ir às urnas na França. O voto não é obrigatório no país.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes