Porto Velho (RO) quarta-feira, 10 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bento XVI: 'A virgindade de Maria é única e irrepetível'


 

Gente de OpiniãoCidade do Vaticano (RV) - O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã deste domingo com os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro para a habitual oração mariana do Angelus. Na alocução que precedeu a oração, numa manhã fria, típica de inverno, o Santo Padre recordou que neste quarto e último domingo do Advento, a liturgia nos apresenta este ano, a narração do anúncio do Anjo a Maria.

Contemplando o estupendo ícone da Santíssima Virgem o Papa se deteve brevemente sobre a importância da virgindade de Maria, do fato que ela concebeu Jesus, permanecendo virgem.

De fato, não só a Virgem Maria concebeu, mas o fez por obra do Espírito Santo, que é o próprio Deus. O ser humano que começa a viver em seu seio – disse o Papa - recebe a carne de Maria, mas sua existência é derivada inteiramente de Deus. É plenamente homem, feito de terra - para usar o símbolo bíblico - mas vem do alto, do Céu.

"O fato que Maria conceba permanecendo virgem, é portanto, essencial para o conhecimento de Jesus e para a nossa fé, porque testemunha que a iniciativa foi de Deus, e sobretudo revela Quem é o concebido. Como diz o Evangelho: Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. (Lc 1,35). Neste sentido, a virgindade de Maria e a divindade de Jesus se garantem reciprocamente".

Eis porque é tão importante a única pergunta que Maria, "muito turbada", dirige ao anjo: "Como se fará isto, visto que não conheço homem?" (Lc 1,34).

"Na sua simplicidade, Maria é sábia: Não duvida do poder de Deus, mas quer entender melhor a sua vontade, para conformar-se integralmente a esta vontade. Maria é infinitamente superada pelo mistério, no entanto, ocupa perfeitamente o lugar que, no centro do mesmo, lhe foi designado. Seu coração e sua mente são totalmente humildes, e, precisamente por causa de sua singular humildade, Deus espera o "sim" desta menina para realizar o seu designo. Respeita a sua dignidade e a sua liberdade".

E concluiu o Papa: "Queridos amigos, a virgindade de Maria é única e irrepetível; mas o seu significado espiritual refere-se a cada cristão. Em síntese, está ligado à fé: de fato, quem confia profundamente no amor de Deus, acolhe em si Jesus, a sua vida divina, através da ação do Espírito Santo. É esse o mistério do Natal!"

Em seguida Bento XVI concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Antes de se despedir dos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro o Santo Padre recordou que ontem em Madri, foram proclamados Bem-aventurados 22 missionários Obaltos de Maria Imaculada e um leigo, assassinados na Espanha em 1936 pelo simples fato de serem zelozas testemunhas do Evangelho.

Bento XVI dirigiu ainda seu pensamento ao povo das Filipinas, assegurando a sua proximidade às populações do sul daquele país atingidas por uma violenta tempesta tropical. Rezo pelas vítimas – concluiu o Papa -, em grande parte crianças, pelos sem-teto e pelos numerosos desaparecidos. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe