Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

BC Europeu cobra mais clareza dos líderes europeus


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, apelou para que os líderes europeus tenham “mais clareza” sobre o futuro da região. O apelo dele ocorreu durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento Europeu. Segundo ele, os países têm de se unir para ter uma visão conjunta sobre o futuro do euro.

“Será a sua melhor contribuição para o crescimento”, disse Draghi, que acrescentou ainda que o banco não tem como suprir as falhas geradas pela falta de políticas de crescimento na zona do euro e reiterou que não cabe à instituição monetária “preencher o vazio da política orçamental” ou “preencher o vazio da governança europeia”.

Uma das propostas para aumentar a cooperação entre os países é a criação de um mecanismo "confiável" a fim de recapitalizar os bancos da zona do euro. Draghi ressaltou que a proposta de união bancária requer supervisão centralizada e mecanismos de seguro dos depósitos.

A sugestão de criação de uma união bancária no bloco e a recapitalização direta dos bancos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade financeira foi proposta pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)