Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ativistas pedem suspensão de execuções na Indonésia



Da Agência Lusa

Um grupo de ativistas de direitos humanos pediu hoje (4) ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, para suspender as execuções dos dois traficantes de droga australianos e abolir a pena de morte no país.

Formado por 42 associações de mais de 30 países, o grupo condenou, em carta, a decisão do presidente de rejeitar o pedido de clemência para os dez presos que aguardam execução, depois de terem sido considerados culpados por tráfico de droga.

No último dia 18 de janeiro, seis estrangeiros foram executados por pelotões de fuzilamento em duas penitenciárias na Ilha de Java.

"Sua recusa em conceder indulto aos seis traficantes em janeiro foi desapontador e um passo na direção errada. Autorizar mais execuções prejudicou a imagem internacional da Indonésia e a relação de Jacarta com vários países", afirmam os ativistas em carta enviada ao Executivo.

"Além disso, a decisão do governo de intervir para salvar a vida de cerca de 230 indonésios que foram condenados à morte no exterior é complemente incompatível com a sua decisão de autorizar execuções na Indonésia", acrescenta o documento.

Quatro dos presos - dois australianos, um nigeriano e um filipino - foram transportados para a prisão de Kerobokan, em Cilacap, o ponto mais próximo dentro do território continental indonésio da ilha prisional de Nusakambangan, onde serão executados os condenados à morte.

Widodo mostrou-se inflexível e insistiu que não concederá clemência aos culpados por tráfico de droga.

Ainda não divulgada a data das execuções.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes