Segunda-feira, 16 de março de 2015 - 06h55
Da Agência Lusa
Pelo menos 80 pessoas morreram em um ataque feito nesse domingo (15) por homens armados a comunidades agrárias do estado nigeriano de Bénoué, no centro do país, informaram hoje (16) fontes parlamentares e policiais citadas pela agência Efe. Balanço inicial divulgado ontem registrava 45 mortos.
O ataque ocorreu na madrugada de domingo, quando homens armados invadiram a comunidade Egba, segundo testemunhas citadas pela imprensa local.
Os confrontos entre pastores nômades e agricultores pela exploração de recursos são frequentes no centro da Nigéria.
Um deputado de Agatu, Alhaji Sule Audu, disse aos jornalistas que chegaram centenas de atacantes. "Até agora foram encontrados 80 corpos".
Segundo Sule, moradores refugiaram-se em Ogbalu e Obagaji, sede do governo de Agatu.
Há mais de uma década, os confrontos relacionados com a ocupação da terra são frequentes entre criadores de gado muçulmanos fulani e comunidades cristãs, principalmente no centro da Nigéria, país dividido entre o Norte de maioria muçulmana e o Sul majoritariamente cristão.
A violência entre comunidades de agricultores e criadores de gado causaram 10 mil mortos nos últimos 20 anos no centro do país, de acordo com estimativas de organizações de defesa dos direitos humanos, como a Human Rights Watch.
Os criadores de gado queixam-se, há vários anos, de perder terras para a agricultura, afirmando serem vítimas de uma discriminação sistemática.
Os conflitos diferem de estado para estado e ganham perspectiva religiosa nas regiões onde os agricultores são em sua maioria cristãos.
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)