Porto Velho (RO) quarta-feira, 10 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

4 de março inicia as congregações gerais dos cardeais


Cidade do Vaticano (RV) - "O Santo Padre está sereno": foi o que disse nesta sexta-feira aos jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, acrescentando que Bento XVI viu à noite, em Castel Gandolfo, como as emissoras de televisão mostraram a tarde de ontem, as últimas horas de seu Pontificado.

O sacerdote jesuíta confirmou que a primeira Congregação Geral dos cardeais foi convocada para segunda-feira, dia 4 de março, 9h30 locais. Excluiu que no mesmo dia se possa estabelecer a data de início do Conclave.

Bento XVI está bem e muito sereno: confirmou Pe. Lombardi, explicando ter falado por telefone com o secretário do Papa emérito, Dom Georg Gaenswein.

De fato, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que à noite Bento XVI "acompanhou como as emissoras de televisão contaram as muitas emoções da tarde desta quinta-feira", e que "apreciou o bom trabalho e a boa informação". Mais tarde, após o jantar, fez um breve passeio pela residência apostólica. Em seguida, retirou-se para rezar antes de se recolher-se para o repouso:

"Nestes dias que se passaram o Papa tocava piano à noite, após o jantar – e assim o fez também semanas atrás. Creio poder dizer que este é um sinal de distensão e da serenidade de seu ânimo. Na noite desta quinta-feira seu secretário Dom Georg não o ouviu tocar piano, mas acredita que nos próximos dias volte a tocar", frisou Pe. Lombardi.

O religioso jesuíta destacou que o Papa emérito transcorrerá esta sexta-feira rezando, lendo as muitas mensagens que chegaram para ele e fará o habitual passeio pelos jardins, acrescentando que Bento XVI levou consigo alguns livros, entre os quais "A estética teológica" de Hans Urs von Balthasar.

Efetivamente, depois confirmou a convocação para segunda-feira, 4 de março, na Sala nova do Sínodo, da primeira e segunda Congregação Geral dos cardeais. Os purpurados deverão estabelecer a data do Conclave:

"Não foi decidido e nem se deve esperar para segunda-feira a decisão sobre o dia de início do Conclave, porque os cardeais devem dar início a seus trabalhos, digamos, começar a fazer as suas reflexões, reuniões. Portanto, uma decisão do Colégio dos cardeais sobre o início do Conclave não é previsível para a primeira Congregação - pela manhã - e nem mesmo para a segunda – pela tarde."

"Neste período não haverá missas solenes, a não ser a missa pro eligendo Pontifice", evidenciou Pe. Lombardi. Em seguida foi mostrado, através de um vídeo realizado pelo Cento Televisivo Vaticano (CTV), o ocorrido às 20h locais no Vaticano: enquanto o fechamento do porta da residência apostólica de Castel Gandolfo, visivelmente, encerrava o Pontificado de Bento XVI, a Câmara Apostólica, conduzida pelo Camerlengo, o Cardeal Tarcisio Bertone, junto a seus colaboradores, fazia o fechamento, com lacres, do apartamento do Papa emérito.

"No início da sé vacante encontramo-nos como Câmara Apostólica. Cordialmente vos saúdo e, desde já, vos agradeço pela vossa presença e pela vossa colaboração", disse o Cardeal Bertone.

Foi sigilado também o elevador interno da residência apostólica vaticana, que o Papa usa para as audiências. E nesta sexta-feira, às 12h30 locais, foi também sigilado o apartamento pontifício da Residência de Latrão.

Por fim, foi também confirmado que já foram emitidos os selos da sé vacante e um carimbo concernente à renúncia de Bento XVI. Em relação às moedas será necessário esperar os tempos técnicos de cunhagem, previstos para daqui a "algumas semanas". (RL)

Fonte: rádio Vaticano
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe