Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Solenidade de abertura da Semana da Pátria destaca sentimento de brasilidade


Chegada do governador ao Palácio Rio Madeira, onde aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pátria - Gente de Opinião
Chegada do governador ao Palácio Rio Madeira, onde aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pátria

O relógio marcava 8h14 da manhã de 2 de setembro quando o cabo corneteiro Hirlando Carlos anunciou, pelo toque de autoridade, a presença do governador Marcos Rocha para abrir a solenidade comemorativa da Semana da Pátria nas escadarias do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, em grande evento com a presença das mais importantes autoridades do Estado e das Forças Armadas do Brasil.

“Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil”. O refrão do Hino da Independência marcou um dos momentos de maior emoção de toda a solenidade, tocando fundo nas pessoas, promovendo a redescoberta do sentimento de amor à Pátria, meio esquecido, mas tão grandioso como o amor à família, que precisa ser expressado, conforme explica a sargento PM Wilany Barbosa dos Santos, que destaca esses momentos como fundamentais para realçar o sentimento de união e patriotismo entre os rondonienses e brasileiros, orquestrado por uma história de grandes conquistas, marcada por um misto de amor e bravura pelo Brasil.

Sempre ao lado da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e primeira-dama do Estado, Luana Rocha, e do general Luciano Batista de Lima, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS), o coronel Marcos Rocha cumprimentou a todos e disse na abertura da Semana da Pátria que “precisamos fortalecer nosso sentimento de brasilidade”. Ele chegou a citar a célebre frase de Dom Pedro I, que marcou o Dia do Fico – “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico” , e neste ponto ele destacou o papel do Estado de Rondônia no contexto amazônico como a maior força produtiva da região, alinhado com a política de gestão do Governo Federal.

Falando do Brasil e de sua grandeza, Marcos Rocha voltou a citar Rondônia para exaltar sua aptidão econômica e sua pujança em todas as áreas, destacando a potencialidade do setor de produtivo primário, que alavanca o setor industrial e toda a economia. Ele disse também que o presidente Jair Bolsonaro conhece bem a realidade rondoniense e está disposto a contribuir para “o nosso desenvolvimento”.

Ao declarar a abertura da Semana da Pátria, o governador fez um breve histórico do movimento que culminou com a Declaração do Dom Pedro I ao proclamar a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, destacando que são 197 anos de separação de Portugal, que acabaram com o estigma de colônia que impedia seu crescimento e engessava sua gestão sob domínio português. A comemoração do 7 de setembro é, pois, a celebração da emancipação brasileira do reino de Portugal.

Durante entrevista, após a solenidade, o governador respondeu questões sobre a soberania da Amazônia e do Brasil, de suas riquezas, potencialidades e dos motivos de sua cobiça por alguns países da comunidade internacional que, segundo ele, estão sendo bem administradas pela visão de segurança e de futuro do presidente Jair Bolsonaro.

Por fim, governador convidou a população da Capital para a grande festa comemorativa da Independência do Brasil, que será realizada com grande desfile militar e cívico, no próximo sábado (7), as 17h, na Avenida Imigrantes, entre as avenidas Governador Jorge Teixeira e Rio Madeira.

Secretariado do Estado estiveram presentes na solenidade - Gente de Opinião
Secretariado do Estado estiveram presentes na solenidade

Entusiasta do resgate do patriotismo, o vice-governador José Jodan, falou da “retomada da ordem no País”, destacando a importância da preservação dos valores cívicos e morais como um bem do povo e da nação, fundamentais para sua prosperidade. “Precisamos orgulhar de nosso País e demonstrar nosso patriotismo”, disse.

Sempre elegante nas palavras e no trato com as pessoas, o coronel Neil Gonzaga, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), descreveu o sentimento de amor à Pátria como um bem de valor eterno, a liberdade e a democracia, e defendeu a comemoração do 7 de setembro como um momento ímpar, capaz de tocar cada brasileiro, despertando o sentimento de pertencimento da nação que deve ser trabalhado por toda vida. “Por isso essas comemorações têm grande importância para resgatar o civismo, a liberdade e a democracia, que dignificam o homem e a nação”, disse.

De opinião semelhante, o secretário da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, defendeu as comemorações da Semana da Pátria como um momento de união do povo brasileiro, pelo patriotismo e em defesa de valores fundamentais. Para ele, ao resgatar os valores cívicos o povo e a nação reforçam o espírito de brasilidade, que tem o condão de estimular o País em seu processo de desenvolvimento e crescimento.

Da solenidade participaram também autoridades das três Forças do País – Exército, Marinha e Aeronáutica -, autoridades estaduais e municipais, religiosas, servidores públicos e pessoas da comunidade de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luka Ribeiro

Camisetas da Banda do Vai Quem Quer serão entregues a partir do dia 17

Camisetas da Banda do Vai Quem Quer serão entregues a partir do dia 17

As camisetas que dão acesso ao cordão de isolamento da Banda do Vai Quem Quer serão entregues a partir da próxima segunda-feira (17), os foliões que j

Banda do Vai Quem Quer: segundo ensaio em comemoração aos 40 anos da Banda será neste sábado, 08 de fevereiro

Banda do Vai Quem Quer: segundo ensaio em comemoração aos 40 anos da Banda será neste sábado, 08 de fevereiro

Entre as novidades realizadas pela organização da Banda do Vai Quem Quer esse ano está sendo os ensaios abertos ao público da banda de música da Ban

Neste sábado inicia comemoração dos 40 anos da Banda do Vai Quem  Quer na Praça das Três Caixas D’Água

Neste sábado inicia comemoração dos 40 anos da Banda do Vai Quem Quer na Praça das Três Caixas D’Água

A partir deste sábado (1º), a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) inicia as comemorações dos 40 anos, a festa acontece na praça das Três Caixas D’Água, às 1

Servidores do Judiciário farão evento sobre Planos de Saúde

Servidores do Judiciário farão evento sobre Planos de Saúde

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, estão organizando em parceria com a Câmara Municipal de Porto Velho, o ''I Fórum de Deba