Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Politica & Murupi - Lula triplica a aposta e revela a estratégia do Jaques Wagner


 Politica & Murupi - Lula triplica a aposta e revela a estratégia do Jaques Wagner  - Gente de Opinião

Pendurado pela brocha e dependendo do STF para disputar a eleição que ao fim e ao cabo conquistou, Lula ficou à mercê do Centrão no Congresso e dependendo de providências do STF para governar. Sem programa, com equipe grande, mas sofrível, Lula passou o ano sem nada mostrar de novo ou mesmo de velho como o PAC. Um ano e chegou a hora de tirar coelhos da cartola e jogar os dados avançando casas no jogo de poder ou se preferem, “banco imobiliário” triplicando a aposta. Para os que como eu viram no Jaques Wagner o bode de bicheira do PT, a revelação da estratégia montada pelo governo Lula (isso é coisa do Zé Dirceu) foi genial. O voto de Wagner reduziu o “animus furibundis” no Senado, tanto que Davi Alcolumbre marcou a “sabatina” das duas pérolas escolhidas por Lula para o dia 13 na CCJ, antessala do “Chá das 5”, a votação que chancela – sempre – os nomes escolhidos pelo presidente da república.

O Judiciário irá fortalecer suas hostes com um PGR mamão com açúcar ligado a Gilmar Mendes e seus amestrados e claro, a Lula com poder de engavetar e acelerar processos, que não é novidade na “terra brasilis” e no STF com um ogro diáfano – acho essa palavra tão chique que não resisti à tentação, para lutar ao lado ou à frente de Alexandre Moraes. E a receita desse bolo traz alguns ingredientes relevantes a observar e novamente acredito que tem Zé Dirceu na cozinha. Sêo Pacheco que estava entre bravo e lamuriento – ele faz beicinho de lamúria até quando sorri – aceitou oferta de Lula para passear no Catar, mas antes prometeu que votaria as duas indicações de Lula até o dia 15. Tarefa para Alcolumbre que quer voltar à presidência do senado: ele matou no  peito e marcou as sabatinas para o dia 13 entregando a Weverton Aguiar do Maranhão e ex-desafeto do Dino a relatoria. Só ficou de fora o Jaques Wagner.

Eu citei de fora? Desculpem. Errei. Jaques Wagner operou o processo de dentro do Senado, já sabendo que a PEC da redução dos poderes do STF seria aprovada. Seu voto e os de mais três liderados e a ordem para liberar a bancada foi o W.O. para um jogo de cumprir tabela e que estava perdido. A PEC volta para a Câmara dos Deputados e a possibilidade de ser aprovada às vésperas do natal é quase nula. Para Artur Lira é a tempestade perfeita. Fica bem com Lula, recebe mais dois ministérios, mais grana para distribuir no antigo “orçamento secreto” fica bem com o STF onde tem um rabão extenso e Zé Fini. Só alegria!!!

Não vou torcer para que o avião onde viajamos que é pilotado por Lula se esborrache no chão mas sei que 2024 será um ano de apertos, arrochos, dificuldades, quebradeiras, inflação alta e de muito ajoujo. E ninguém no Brasil entende mais de ajoujos (junção de chifres de boi amarrados com tira de couro) que Lula e o PT. Para quem não se lembra, lembro o petrolão, mensalão e outros “ões” com a grana correndo solta para os dois lados. Assim a decantada harmonia dos três poderes continuará por cima da mesa e por debaixo dos panos. E para manter a coisa mais arrumada que penteadeira de “mulé dama” soltaram um balão de ensaio e – de novo isso é coisa de Zé Dirceu – Ricardo Lewandowsky que teve a pachorra de rasgar a constituição no impeachment de Dilma Roussef pode assumir a pasta da justiça e segurança pública. Quero ver quem vai ser contra com essa força toda para barrar qualquer argumento.

Cá pra nós, pensar ou pior que, expressar-se na República Brazuka do Sul do Equador é para inocentes, santos e puros, produtos que vivem em constante entressafra e logo sofrem de escassez permanente.

               

         2-O ÚLTIMO PINGO

 Politica & Murupi - Lula triplica a aposta e revela a estratégia do Jaques Wagner  - Gente de Opinião

Não é somente nas redes sociais e propagandas veiculadas pela TVS. Quem anda pelas ruas e estradas de de Porto Velho vê o que a Prefeitura está fazendo em termos de obras. Goianésia, Calama da Mamoré até Cristal do Calama, Zona Leste, Zona Sul, estradas vicinais todas com substituição de bueiros patrolamento e encascalhamento – Carlos Magno remoçou com tanto trabalho – Avenida Santos Dumont  e se eu for listar vai faltar papel. EcoPorto, desativação do lixão da Vila Princesa entre outras obras. E até o primeiro trimestre o Complexo da Estrada de Ferro estará entregue e pelo que posso ver, um pouco antes a nova rodoviária entra em operação. Quem for disputar a vaga para governar o estado vai ter de enfrentar uma figura com musculatura política, obras finalizadas e no comando da AROM chamada Hildon Chaves.  

           leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)