Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Politica & Murupi - Bate cabeça irmão! Bate cabeça pra poder ficar zureta!


Politica & Murupi  - Bate cabeça irmão! Bate cabeça pra poder ficar zureta!  - Gente de Opinião
Politica & Murupi  - Bate cabeça irmão! Bate cabeça pra poder ficar zureta!  - Gente de Opinião

O “pau de bater em maluco” está rodando na praça dos Três Poderes e pelas mãos de chefes, chefinhos e chefetes o “couro tá comendo” como traduziu em linguagem popular o Zé de Nana, meu analista para contravenções penais, art-129 ou vias de fato, artigo 21 do Decreto-Lei 3.688/41. Contudo até agora o baticum é só de gritos, choros, pragas, imprecações e ranger de dentes. Até aqui nem puxão de cabelos, nenhuma dentadura escapuliu da boca, mas a grita é geral de um lado, do outro e do outro também, já que são três lados ou se preferem três poderes. Na coluna anterior eu expus um pouco do esgarçado tecido social que cobriria os três poderes da república, mas olhando direito vi que o rasgo é bem maior. A constituição virou um trapo e tem mais emenda que fantasia de São João.

A decantada harmonia dos três poderes produziu uma reunião em “petit comité” entre Lule e ministres supremes com a presença do Sêo Dino que quer a supimpa boca no STF e o Gonet para a PGR, o que me leva a pensar que o caso da morte do CLEZÃO na Papuda não estava na pauta e que – Jesus! – Lule levou a sério as duas falas da desacredita Globo News que errou (será?) a mão : “Acabou a lua de mel do STF com Lula” para o tempo presente e pior, a que fala de futuro: “Não esperem mais que o Tribunal facilite a vida de Lula”? Imagine Lule apertado pelo STF... Se nem o Bolsonaro aguentou, como é que Lule aguentará? Aí Lule dobrou a aposta, indicou Flávio Dino que é da magistratura para a boquinha no STF e tirou numa jogada manjada o Sêo Pacheco da área levando para passear com ele. Dino, um ser masculino entrará em lugar de um ser feminino como queriam os companheiros e companheiras? Armaria ducéu... E se o Senado rejeitar? E se passar pelo crivo do Senado, quem ficará no lugar de Dino da Justiça, da Segurança e das polícias?  

E o que posso dizer da pequena mostra de povo na Avenida Paulista e do colóquio com William Waack e do arranca rabo entre Sêo Gilmar e do coice com quatro patas e orelha murcha - aqui - ou se preferirem usando o CtrlC+CtrlV no endereço do YouTube https://www.youtube.com/watch?v=KdGvmw4Fs2Y) dados pelo agora Pacheco Marvel? Sei não... Os movimentos pendulares do Artur Lira dizem que ele não quer se meter na briga Senado x STF, mas se for vontade do plenário ele não tem outro caminho: é jogar o enrosco no colo do colégio de líderes, pegar as digitais de cada para pautar ou não pautar, desde que dividindo as responsabilidades. Bem ao estilo alagoano de fazer política que vem se aperfeiçoando com os Calheiros, os Liras, et caterva. Para ele se a farinha é pouca, o meu pirão sai primeiro.

E como toquei no nome de alguns atores dessa ópera bufa, Jaques Wagner virou bode de bicheira entre a companheirada ou é somente jogo de cena? Se for está bem feita e bem na moita pois por muito menos o PT expurgou lá atrás a Marina, Heloisa Helena, Babá e Luciana Genro, gente que dava o sangue por Lule e pelo PT e seus companheiros. Se bem que saíram do PT mas a curuba lulista estava grudada e o jeito foi criar os puxadinhos que garantem a mamata, pois sem teta a vida é dura, difícil e desgarrada.  

Esta semana – a semana em Brasília, dependendo dos voos pagos pelo contribuinte, só começa na terça e termina na quinta – saberemos quais os danos causados no casco do “barco brasilis”. Acredito, porém, que como os três poderes tem muito a perder em seus negócios republicanos a desarmonia institucional será recomposta com Lule fazendo mais uma viagem e deixando espaço para que o Congresso derrube harmonicamente o seu veto sobre a desoneração da folha de pagamento, sem que isso se transforme noutra crise. Alguém do Supremo vem à boca do palco diz algo a favor do Congresso e fica tudo em paz. O que não se pode é virar a mesa e acabar o jogo em que todos ganham. Isso nem pensar.  

Ao fim e ao cabo o que eu desejo mesmo ´que o Brasil por seus poderes constituídos enfrentasse uma séria crise de identidade e promovesse uma reflexão sobre o que nos assola e que na cabeça daqueles que dirigem os destinos do Brasil chovesse honestidade, vergonha, bons propósitos e visão de estado. Torço por esta crise séria que poderá redimi-los e redimir o país, enquanto ouço os cantos das sereias pregando nova constituição, revisão no STF transformando-o em tribunal constitucionalista apenas, dentre outras. Concertação ou pacto federativo eu não acredito que possa ocorrer a partir do que vejo agora, mas eu desejo. E se tiver que ser assim que seja. Se for o melhor para o Brasil, amém!

               

                2-O ÚLTIMO PINGO

Politica & Murupi  - Bate cabeça irmão! Bate cabeça pra poder ficar zureta!  - Gente de Opinião

Quem sabe faz a hora. O verde e amarelo voltou à Paulista atendendo a uma convocação feita com três dias de antecedência para pedir a volta ao estado democrático de direito, respeito aos direitos humanos e para homenagear um brasileiro CLERISTON PEREIRA DA CUNHA, Clezão para os amigos e a família, que estava preso por ordem do servidor público Sêo Alexandre Moraes desde janeiro de 2023 e que morreu por problemas de saúde, apesar dos pedidos da sua defesa, da médica que atestou a debilidade e da PGR, para que fosse beneficiado com a soltura, negada pela última vez por outro servidor público Sêo André Mendonça, do mesma estrutura de governo e que tem a mesma função do autor da prisão. CLERISTON PEREIRA DA CUNHA, o CLEZÃO, é o cadaver virtual no salão do STF, que aguarda seu processo, a sentença e as explicações convincentes para o desleixo do estado que o tinha sob sua guarda. Uma vergonha.    

       [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Politica & Murupi  - O Brasil a caminho do caos

Politica & Murupi - O Brasil a caminho do caos

1-De forma escancarada o jornal O Estadão publica nesta sexta feira a intenção de revelar os caminhos que estão sendo seguidos pelas duas maiores or

Politica & Murupi - Falta de conhecimento histórico, burrice ou simples estupidez?

Politica & Murupi - Falta de conhecimento histórico, burrice ou simples estupidez?

1-A mais visível, mais conhecida e até pela proximidade temporal, afinal os efeitos da II Guerra Mundial ainda são sentidos nos dias atuais, é o Hol

Politica & Murupi - Ressaca de cinzas e o futuro pegando fogo

Politica & Murupi - Ressaca de cinzas e o futuro pegando fogo

1-Evoê Baco! Fim de papo, acabou o carnaval, o Brasil como faz todos os anos vai tentar sair da letargia dos primeiros meses e se Deus quiser, se os

Politica & Murupi - O Brasil está feio na foto

Politica & Murupi - O Brasil está feio na foto

1-Vamos deixar combinado que Sêo Tófole passou do ponto na curva e espatifou sua mobilete no muro da vergonha, atropelando decoro, bom senso, leis e

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)