Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Lente Crítica

Mozarildo: é preciso votar em pessoas comprometidas com interesses públicos


Mozarildo: é preciso votar em pessoas comprometidas com interesses públicos - Gente de Opinião

Ao comentar o discurso de posse do ministro Marco Aurélio Mello no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) alertou os eleitores, em pronunciamento nesta sexta-feira (22), sobre a importância do voto consciente.

Para o parlamentar, as palavras do ministro durante a solenidade na terça-feira (19) são importantes por reforçarem o papel do eleitor na escolha de pessoas comprometidas com os interesses públicos e não com vantagens pessoais.

- O presidente do TSE pretende, a partir de agora, fazer uma campanha permanente de conscientização do voto porque senão ficam no cargo pessoas, como o atual governador de Roraima, apesar das constatações do Ministério Público Estadual, da Polícia Federal. Os cidadãos tomam conhecimento desses atos pela imprensa, ficam revoltados e pensam que a saída é não votar ou anular o voto ou votar em branco – disse o parlamentar.

Na avaliação de Mozarildo, o descrédito da população na política e a sensação de que os candidatos são todos iguais geram prejuízos para a democracia. Segundo o senador, os grandes responsáveis pela eleição de corruptos são os próprios cidadãos, que por descrença em políticos acabam por se abster de votar.

- Não é a eleição de um candidato que torna aquele candidato ladrão. Na verdade, é o eleitor que bota um ladrão para estar em um cargo público. É muito importante que o cidadão tenha a consciência que votar é, sobretudo, um dever cívico – afirmou.

É a terceira vez que Marco Aurélio Mello assume a presidência do TSE - as outras foram em 1996-1997 e 2006-2008. Ele sucede a ministra Cármen Lúcia.

Fonte: Agência Senado

Mais Sobre Lente Crítica