Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Lente Crítica

'CRISTAL' CHEGA A RONDÔNIA: NOVA DROGA É 10 VEZES MAIS POTENTE QUE A COCAÍNA


Gente de Opinião

Cristal, MD Cristal ou ice.  A droga que já é considerada uma epidemia nos Estados Unidos chegou a Rondônia.  Do inglês Crystal meth, a substância é uma metanfetamina que pode provocar pânico, alucinações, convulsões, risco de derrame, parada cardíaca e até morte. A constatação da chegada da nova droga foi anunciada pelo Centro de Atenção Psicosocial (CAPS).  Dos três mil atendimentos a usuários de drogas realizados na unidade que está localizada na Avenida

Dependentes relatam ação devastadora da substância, que vem do Sudeste

Lauro Sodré 1964, Bairro são João Bosco, pelo menos 2% são de pessoas que fazem o uso dessa anfetamina. 

De acordo com o enfermeiro do CAPS, Elberth Alves, a “Cristal” é uma droga de elite.  “Ficamos sabendo que a droga já existe no mercado pelos próprios pacientes que nos relatam que cada pedra tem um custo alto, por ser nova aqui no Estado acredito até que as nossas autoridades nem têm conhecimento da sua chega. 

 

“A chegada dessa droga é preocupante pela variação em que pode ser usada sendo administrada na veia, cheirada, fumada, ou seja, é uma droga igual à Bombril. Os usuários do Caps contam que a sensação é rápida pela facilidade que pode ser administrada também dizem que pode até quebrar ela na água e fazer tipo de uma pasta para utilizar na pele ou passar na blusa e sair tranquilamente para festa. Um dos nossos pacientes disse que conheceu a droga numa festa rave na capital.”  Leia mais no jornal o Estadão do Norte deste domingo.
 

Fonte: Jornal o Estadão do Norte

Mais Sobre Lente Crítica