Porto Velho (RO) domingo, 26 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Intereclesial

Tudo está preparado! Ampliada Nacional conclui reunião às portas do 14º Intereclesial


Nesta segunda-feira (22/01), véspera da abertura do 14º Intereclesial, a Ampliada Nacional concluiu sua última reunião preparatória para encaminhar as atividades do encontro. O dia começou com a celebração do Ofício Divino das Comunidades, às 07h, coordenada pela Equipe de Liturgia, rezando em comunhão com todos os delegados e delegadas que já estão nas estradas rumo a Londrina e em sintonia com todos os membros das 26 Equipes de Serviço.

Após a aprovação da pauta, o Pe. Dirceu Fumagalli, coordenador das Equipes de Serviço do encontro, apresentou a mística e o sentido das grandes Celebrações, que são a de Abertura, a da Palavra, a dos Mártires e Defensores/as da Vida e a de Encerramento e Envio. Em seguida, foi realizada uma reflexão em torno da situação política da atual conjuntura brasileira e como ela vai aparecer nas discussões proporcionadas durante o encontro, de modo especial nas mini-plenárias. Também foram encaminhadas as equipes responsáveis em auxiliar na elaboração das Cartas do Intereclesial e no instrumental a ser utilizado na reunião dos Regionais.

A discussão acerca dos últimos acontecimentos políticos no país levou a plenária a refletir sobre o posicionamento das CEBs do Brasil perante a perda de direitos, o ataque à democracia e a ofensiva à soberania, o que culminou em muitas afirmações de repúdio ao cenário político e na reafirmação do compromisso e engajamento de sempre das Comunidades Eclesiais de Base sem posição partidária, e sempre fazendo a opção pela defesa dos direitos dos mais pobres e necessitados.

Tendo em vista a mudança periódica de membros da Ampliada Nacional, foi feito um agradecimento especial pelo trabalho realizado através dos representantes regionais. Neste aspecto, algumas equipes partilharam suas atividades, como a Articulação Continental das CEBs, que se reúne anualmente, e a Equipe do Cone Sul que se encontrará em Londrina após o Intereclesial e na qual a representante do Brasil será a paranaense Leoni Alves, eleita pela Ampliada. Em seguida, o GT de Comunicação apresentou as necessidades e perspectivas de sua atuação na cobertura das atividades do Intereclesial.

Refletiu-se ainda sobre a necessidade da articulação das CEBs de se integrar à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), como uma contribuição profética das Comunidades para a Igreja, de modo particular para o Sínodo dos Bispos a ser realizado em 2019 em torno das questões amazônicas. O Regional Oeste 1 (Mato Grosso) apresentou o processo de construção da candidatura da Diocese de Rondonópolis para acolher o 15º Intereclesial em 2022 e fez a leitura da carta do bispo diocesano, Dom Juventino Kestering.

O último ponto de reflexão foi a preparação da pauta da próxima Ampliada, para julho de 2018, provavelmente no Regional que acolherá o 15º, com a proposta de realizar a avaliação da realidade atual das CEBs e da execução do 14º Intereclesial; a organização e articulação nacional e suas instâncias; o modelo e o processo de escolha e preparação dos Intereclesiais; as finanças; o tema, lema e data do 15º encontro.

Ao longo do dia, vários assessores e assessoras do 14º foram chegando e se somando a esse grande mutirão de preparação final. A Ampliada foi encerrada manifestando a alegria e a animação por estar a um passo do grande dia da realização do 14º Intereclesial das CEBs do Brasil.

Por Elson Matias e Gleice Francisca

Mais Sobre Intereclesial

Tudo nas mãos da Trindade: Celebração de encerramento lota ginásio do Moringão

Tudo nas mãos da Trindade: Celebração de encerramento lota ginásio do Moringão

Por Ana Paula Ramos Carnahiba “Conseguimos trabalhar com tranquilidade porque vocês fizeram”, disse o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, à

14º Intereclesial: Irmãos indígenas e suas lutas, que são nossas

Por Marcelo Chalréo e Ana Paula Carnahiba O 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base conta com a presença de inúmeras etnias indígenas, den

Entrevista com presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha. 14º Intereclesial

Por Rosinha Martins /  Mestranda pela Cásper Líbero Por ocasião do 14º Intereclesial das CEBs, realizado em Londrina-PR, de 23 a 27 de janeiro, o pres