Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Intereclesial

ARTIGO: 12º INTERECLESIAL – As CEBs e o 12º Intereclesial


ARTIGO: 12º INTERECLESIAL – As CEBs e o 12º Intereclesial  - Gente de Opinião 
A sigla CEBs significa comunidades eclesiais de base. São comunidades porque formadas por pessoas de uma mesma localidade que procuram viver relações fraternas de partilhas, solidariedade e serviço. São eclesiais porque fazem parte da Igreja. São seguidoras de Jesus Cristo e de seus ensinamentos. São de base no sentido de “popular”, mas por constituírem células de estruturação de toda a Igreja. 

As CEBs são o resultado da busca de um novo jeito de ser Igreja pautado na vivência dos valores do evangelho em várias dimensões, ligando fé e vida. Assim, podemos destacar a celebração realizada com base na vida do povo, em suas lutas, conquistas e derrotas, em suas angustias e esperanças. Na espera da fé, sobressai o estudo da palavra de Deus à luz da opção pelos pobres. No campo da ação as CEBs se notabilizam pelo estilo participativo – comunhão e participação - No plano interno e pelo compromisso com a vida, especialmente com o fraco, no plano externo, no social. 

As CEBs surgiram no Nordeste do Brasil na década de 1960. O Concílio Vaticano II (1962 – 1965), é sua posterior releitura em Medellin (1968) abriram caminho para que se multiplicassem rapidamente. Elas buscam a sua inspiração nas primeiras comunidades cristãs (At 2,42ss), que, à luz da boa notícia da ressurreição de Jesus se reunião em pequenos grupos e testemunhavam que só o amor é capaz de vencer o poder do mal e que a vida vence a morte. 

Nos anos 70 surgiram os Intereclesiais, reunindo representantes das CEBs do Brasil, da América e da Europa. Entre os dias 21 e 25 de julho de 2009, será a vez de Porto Velho-RO sediar o 12º Encontro. Com o tema “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema “Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia”, esse evento reflete e celebra a caminhada do povo de Deus no Brasil e na America Latina, em sintonia com a defesa da vida e da natureza. 

As comunidades da região do Norte se alegram com a presença dos irmãos vindos de todos os lugares que querem partilhar a experiência bonita vivida por essa Igreja peregrina e missionária. 

Fonte: Udolino Falavigna/Assessor do 12º Intereclesial

Mais Sobre Intereclesial

Tudo nas mãos da Trindade: Celebração de encerramento lota ginásio do Moringão

Tudo nas mãos da Trindade: Celebração de encerramento lota ginásio do Moringão

Por Ana Paula Ramos Carnahiba “Conseguimos trabalhar com tranquilidade porque vocês fizeram”, disse o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, à

14º Intereclesial: Irmãos indígenas e suas lutas, que são nossas

Por Marcelo Chalréo e Ana Paula Carnahiba O 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base conta com a presença de inúmeras etnias indígenas, den

Entrevista com presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha. 14º Intereclesial

Por Rosinha Martins /  Mestranda pela Cásper Líbero Por ocasião do 14º Intereclesial das CEBs, realizado em Londrina-PR, de 23 a 27 de janeiro, o pres