Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Intereclesial

12º INTERECLESIAL: Dom Moacyr e participantes das CEB’s visitam unidades prisionais


 

Nesta quinta-feira (23), participantes do 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), que acontece em Porto Velho desde o início da semana, visitaram as principais Unidades Prisionais de Porto Velho. 

Em missão, os católicos que vieram de todas as dioceses do país, além de países latinos, Caribe, América do Norte, África e Europa, levaram uma mensagem de alento aos encarcerados e olharam de perto a rotina dos presos da região. 

Antes do primeiro contato, o secretário adjunto de Justiça de Rondônia, Gabriel Tomasete, foi convidado pela coordenação do evento para proferir uma palestra no Ginásio do Sesi sobre a atual situação do Sistema Prisional e o trabalho que o Governo de Rondônia exerce na pasta. Na ocasião, o adjunto da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), foi recepcionado pelo arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, e o assessor especial, padre Luiz Ceppi. 

Ao cumprimentar e agradecer a abertura dada pelo arcebispo, Tomasete falou aos cerca de 180 missionários, que fazem parte dos mais de 3 mil delegados que estão na capital rondoniense, do trabalho de reorganização e reestruturação que o governador Ivo Cassol e o vice João Cahulla, juntamente com o secretário Gilvan Ferro, vem realizando desde o início da gestão em meados de 2003. 

Gabriel destacou os incrementos e mudanças na política prisional, tais como o Programa de Melhorias na Gestão Penitenciária, além de aquisições e contratação de novos servidores. “Dentre todas as ações de melhorias que realizamos, vale ressaltar que a principal conquista foi a retomada do controle do Sistema que antes era literalmente comandado pelos presos”, afirmou. 12º INTERECLESIAL: Dom Moacyr e participantes das CEB’s visitam unidades prisionais - Gente de Opinião

Questionado pelos presentes sobre o tratamento dispensado aos apenados como também sobre a existência de projetos de reinserção social, o adjunto da Sejus esclareceu que o Estado tem trabalhado para que o preso tenha toda a dignidade possível para cumprir a sua pena como também expandido as ações para a ressocialização dos mesmos. 

Tomasete aproveitou para dizer que as Unidades Prisionais estão de portas abertas para todos aqueles que desejam contribuir para um Sistema Penitenciário melhor e mais humano. “Não temos nada a esconder, pelo contrário, precisamos da sociedade para conduzir essa questão que não interessa somente ao Estado, mas a todos os cidadãos que um dia voltarão a ter contato com aqueles que praticaram crimes”, frisou. 

Na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, Dom Moacyr Grechi e os demais integrantes do grupo tiveram a oportunidade de conversar com os internos e conhecer um pouco do trabalho que realizam na Unidade. Alguns mostraram os artefatos que produzem no Programa Pintando a Liberdade, com a fabricação de bolas e redes esportivas. 

Em entrevista, o arcebispo destacou o fato de o Estado ter o controle do maior estabelecimento penal de Rondônia e da possibilidade de se realizar um trabalho em prol da população carcerária. “Nesta situação, podemos realizar aos poucos um trabalho de evangelização e apoio aos apenados. O importante é que a Direção esteja sempre com o pensamento certo e juntos podemos fazer muitas coisas pela recuperação dos que estão aqui”, finalizou. 

O diretor geral da Unidade, Anderson da Silva, agradeceu o apoio oferecido e disse que o presídio está de portas abertas para o trabalho social da Igreja. 

Fonte: Luiz Alexandre


Mais Sobre Intereclesial

Tudo nas mãos da Trindade: Celebração de encerramento lota ginásio do Moringão

Tudo nas mãos da Trindade: Celebração de encerramento lota ginásio do Moringão

Por Ana Paula Ramos Carnahiba “Conseguimos trabalhar com tranquilidade porque vocês fizeram”, disse o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, à

14º Intereclesial: Irmãos indígenas e suas lutas, que são nossas

Por Marcelo Chalréo e Ana Paula Carnahiba O 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base conta com a presença de inúmeras etnias indígenas, den

Entrevista com presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha. 14º Intereclesial

Por Rosinha Martins /  Mestranda pela Cásper Líbero Por ocasião do 14º Intereclesial das CEBs, realizado em Londrina-PR, de 23 a 27 de janeiro, o pres