Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

História

Livro contando história da advocacia em Rondônia será lançado dia 17 de junho


 Livro contando história da advocacia em Rondônia será lançado dia 17 de junho - Gente de Opinião
Os escritores Francisco Matias e Carlos Araújo apresentam o livro da advocacia rondoniense

Escrito a seis mãos, o livro“A trajetória da advocacia em Rondônia”, que será lançado no próximo dia 17 de junho, no Maison Madeira, em Porto Velho, traz a assinatura do experiente jornalista Carlos Araújo. A obra revela como fundamental a participação de advogados e de outros operadores do Direito para a formação e consolidação do estado de Rondônia.

Há mais de três décadas atuando em redações no estado, Araújo foi secretário de Estado de Comunicação e também atuou por mais de uma década na assessoria de comunicação social da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rondônia e no Conselho Regional de Medicina (Cremero) e foi diretor de comunicação da Câmara de vereadores de Porto Velho. No início de 2015 assumiu a coordenação da área de comunicação da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero-Sesi, Senai e IEL), o Sistema Fiero.

De acordo com o jornalista, a ideia de escrever o livro surgiu quando estava à frente da assessoria de comunicação da OAB-RO e o presidente à época, o advogado Hélio Vieira – também um dos autores da obra - concluía seu primeiro mandato, em 2009. “A princípio, o objetivo era contar a história da entidade. Pensávamos que seria uma tarefa fácil e rápida, mas nos deparamos como o maior dos obstáculos, a falta de arquivo documental e histórico. Tivemos então de pesquisar jornais antigos para garimpar histórias e claro, fizemos inúmeras entrevistas com advogados veteranos e com os mais jovens também”, afirma Araújo.

O livro acabou ganhando outro enfoque. Não seria mais uma obra sobre a história da OAB em Rondônia, mas dos chamados operadores do Direito que atuaram nos primórdios do estado, desde o surgimento dos municípios de Santo Antônio, Porto Velho e Guajará-Mirim.

O jornalista Carlos Araújo, que ficou responsável pela concepção e a supervisão dos trabalhos, ressalta o excelente trabalho de pesquisa histórica realizado pelo biógrafo, historiador e professor Francisco Matias, que tem no currículo vários livros publicados, escritos individualmente e também em parceria, como este “A trajetória da advocacia em Rondônia”, que levou três anos e oito meses para finalmente chegar ao prelo e publicação. “O advogado Hélio Vieira teve papel fundamental ao dar as coordenadas a serem seguidas e auxiliar efetivamente nas pesquisas”, destacou Araújo.

Dividida em oito partes, a obra traz em mais de 200 páginas, o relato de fatos históricos regionais e nacionais, em paralelo com a trajetória da OAB no país e a formação e implantação da Seccional de Rondônia. Estes momentos históricos contaram com a participação de advogados, promotores de Justiça e juízes nos vários processos de formação sociopolítica e no ordenamento jurídico.

A partir do lançamento de “A trajetória da advocacia em Rondônia”, a obra pioneira, poderá ser vista como inestimável material de pesquisa para advogados, juízes, acadêmicos de Direito e curiosos da história da advocacia e do estado de Rondônia e do país.

Fonte: Luiz Carlos Araújo
 

Mais Sobre História

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”.