Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Zico se mostra a favor da nova tecnologia


Getty Images

Gente de Opinião

A Copa do Mundo de 2014 ficará marcada na história também por ser a primeira a ter duas tecnologias para auxiliar a arbitragem. Além do spray para sinalizar as posições da barreira e de onde o jogador deve cobrar as faltas, a Tecnologia da Linha do Gol (TLG) foi instalada nas 12 arenas que recebem partidas do Mundial. Os estádios estão equipados com câmeras capazes de captar o exato momento em que a bola ultrapassa a meta dos goleiros. O sistema emite um sinal visual e vibratório para um relógio no pulso dos juízes.

Gente de Opinião

Para o ex-jogador Zico, o futebol necessita incorporar tecnologias como essa para não prejudicar o trabalho das equipes. “Sou a favor da tecnologia, você não pode ser eliminado, ou perder em uma Copa do Mundo, como já ocorreu, em situações que você viu que a bola entrou, ou, por um gol de mão. O que a gente puder fazer para eliminar isso e punir quem joga com essa intenção é fundamental. Eu que já fui técnico de seleção em Copa, não posso trabalhar três anos e de repente ser eliminado por algo assim”, comentou durante coletiva de imprensa no Maracanã, nesta segunda-feira.

Na opinião de Zico, os árbitros estão muito expostos e ferramentas como essa melhoram o futebol. “Hoje já é um massacre contra o juiz. São câmeras por todos os lados e por questões de milímetros, que às vezes repetem várias vezes e não dá para se ter uma opinião, querem que o juiz decida em questão de segundos”.

O primeiro gol validado com o auxílio da TLG na Copa do Mundo foi na partida entre França 3 x 0 Honduras, neste domingo (15.06), apitada pelo brasileiro Sandro Meira Ricci. No segundo tento francês, a bola bateu na parte interna da trave, voltou na direção oposta, tocou no goleiro e mudou de sentido, cruzando a linha. Ficou a dúvida se havia sido gol, que foi confirmado pelo sistema. A FIFA garante 100% de confiança nele.

“Domingo apareceu duas vezes a animação do gol, uma em que parecia que a bola não entrou e depois outra que mostrava que ela havia entrado, por isso houve certa confusão, mas, você nitidamente vê por uma câmera lateral que a bola entrou no gol”, declarou Zico, se referindo aos replays exibidos pela geração de TV e nos telões do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A FIFA disse que os geradores de imagens recebem a captação das diversas câmeras e decidem quais irão transmitir. A entidade disse que vai analisar com a empresa responsável a possibilidade de melhorias na exibição dos replays. 

Fonte: Gabriel Fialho - Portal da Copa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Paratleta de Rondônia, Kesley Josué, se classifica para o Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Paratleta de Rondônia, Kesley Josué, se classifica para o Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Na primeira fase das competições de atletismo deste ano, um nome emergiu com força e determinação, deixando uma marca em sua modalidade e na históri

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)