Domingo, 4 de dezembro de 2011 - 14h13
O maior torneio de Xadrez da história de Rondônia. É o que está acontecendo neste domingo na Escola Estadual 28 de Novembro, em Ouro Preto do Oeste, a 400 km de Porto Velho. Com a participação de 130 atletas, a competição superou o torneio ocorrido em Cacoal, em setembro deste ano., que contou com 129. Organizado pelo professor Elder Pedri Valença, o torneio foi dividido em seis categorias, nas modalidades masculino e feminino. Na maior delas, 27 garotos disputam o título na categoria sub 12.
Além de atletas de Ouro Preto, também participam delegações de Cacoal, Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Governador Jorge Teixeira e Ministro Andreaza, a maioria estudantes de escolas que trabalham com projetos de Xadrez na sala de aula. No total, são 100 homens e 30 mulheres na disputa.
Os primeiros resultados foram divulgados logo após o meio-dia. No Sub 10 masculino, a escola Carlos Gomes, de Cacoal, ficou com os três primeiros lugares, com Gustavo Ledo em primeiro, Caluache Amaral em segundo e Luis Carlos Lima em terceiro. O resultado premia o trabalho realizado em Cacoal pelo professor Rogério Kester.
Na sub 12, entre as meninas Paula Paulina, da escola Raimundo Catanhede, de Jaru, ficou em primeiro lugar, seguida de Cleziany Fatima em segundo e Kerollyn Soares em terceiro, ambas da escola 28 de Novembro.
Nas outras categorias, as disputas seguem durante à tarde, inclusive na absoluto, onde 24 atletas estão na luta pelo título.
Pela primeira vez em Ouro Preto o torneio distribui três vagas às semifinais do Estadual de Rondônia, como já ocorreu em Cacoal e Ariquemes. Antes da primeira rodada, ainda pela manhã, um representante da Federação Rondoniense entregou dois relógios de Xadrez para a diretora da escola 28 de Novembro, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado com este esporte, revelando talentos e auxiliando no desempenho escolar dos alunos. A diretora Marivone Resende agradeceu a doação e parabenizou os participantes pelo recorde de inscritos, logo na primeira edição do evento na cidade.
Os resultados finais, com os nomes de todos os campeões, serão divulgados na segunda-feira pelos organizadores do torneio. Durante o dia, os participantes ganharam três refeições, café e almoço, no refeitório da escola. O tricampeão estadual de Rondônia Jefferson Rian também representou a coordenadoria de Esporte e Cultura Escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). No fim da competição, Jeffrerson ainda fará uma partida simultânea, enfrentando 100 enxadristas, a maioria crianças. “Esta é mais uma forma de se difundir este esporte, mostrando suas mais variadas formas de disputa”, explicou o professor Elder.
Fonte: Róbinson Gambôa
Federação Rondoniense de Xadrez
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)