Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

'Todos os olhos estão voltados para o Brasil', diz Pelé



Em mensagem enviada por vídeo, presidenta Dilma exalta iniciativa
que eterniza a memória de “um dos grandes cidadãos” do país

Aos 73 anos, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, ganhou neste domingo (15.06) a grande homenagem de sua vida. O ex-atleta agora tem um museu só seu em Santos, no litoral Paulista, cidade em que se projetou para o mundo. Com investimentos de R$ 50 milhões, o equipamento cultural conta a história do homem Edson Arantes do Nascimento e do mito Pelé com um acervo de 2.400 peças e muita interatividade.

“Agradeço a Deus por me dar saúde para receber esta homenagem em vida”, disse o Rei do Futebol, num rápido pronunciamento. “Ainda era um menino quando fui à Suécia (no Mundial de 1958) achando que todos sabiam sobre o Brasil. Ao chegar lá, percebi que ninguém conhecia nosso país”, contou. “Hoje, nesta inauguração, tem uma Copa do Mundo aqui e todos os olhos estão voltados para cá”, exaltou.

“Perpetuamos a memória de um dos nossos grandes cidadãos. Os feitos de Pelé estão na nossa história e na lembrança de todos”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff em mensagem enviada por vídeo. “Nosso craque merece ser reverenciado, está é uma justa homenagem”, completou.

Presente no evento que abriu o museu, o vice-presidente Michel Temer elogiou a iniciativa e a importância do ex-jogador na promoção do país. “Nós não estamos acostumados a prezar nossas tradições, e agora vejo esse espaço eternizado para o futuro. Daqui a cem anos, Pelé, visitantes vão verificar que seu nome está inscrito na história do país”, disse, dirigindo-se ao anfitrião do dia.

“Aqui imortalizamos a imagem do maior atleta de todos os tempos”, afirmou o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Todos poderão conhecer a trajetória desta história”.

Fotos: Rafael Brais/Portal da Copa/ME

Gente de Opinião

Atrações

O público poderá conhecer o museu a partir desta segunda-feira (16.06), quando o espaço será aberto excepcionalmente, já que seu funcionamento será de terça a domingo, das 9h às 18h – os ingressos custarão R$ 18.

Lá, poderão observar objetos que marcaram a vida e a carreira de Pelé, desde a caixa de engraxate que ele usava na infância em Bauru (SP) para ganhar alguns trocados até uma réplica da taça Jules Rimet entregue especialmente ao ex-atleta.

Uma ala conta com atividades interativas, onde os visitantes poderão ver um holograma de Pelé ou então tentar anotar o milésimo gol como ele fez contra o Vasco, em 1969. Além disso, uma exposição temporária mostra como foram as quatro Copas disputadas pelo Rei, as de 1958, 1962, 1966 e 1970.

“Somos privilegiados por ter jogado com essa fera”, disse o ex-jogador Pepe, um dos grandes parceiros de Pelé no ataque do Santos. “Ficamos eternizados pelo rei da bola”, declarou. “Ele era um jogador único, completo. Ainda é o grande representante do nosso país. É um orgulho fazer parte disso”, completou o ex-volante Clodoaldo.

Fonte: Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em Santos (SP)

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal