Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Tocha Olímpica dos Jogos Pan-americanos em Porto Velho


Porto Velho é uma das 42 cidades convidadas pelo Comitê Olímpico para receber a tocha dos Jogos Pan-americanos 2007, no dia 25 de junho. Acompanhada de uma grande comitiva, entre atletas, jornalistas e representantes do comitê, a tocha será conduzida pelos principais pontos turísticos da cidade, por 11 pessoas, saindo do aeroporto e terminando o percurso na Catedral, em frente à Prefeitura, na avenida Dom Pedro II.

Os escolhidos são atletas e pessoas da sociedade que tenham algum trabalho de relevância na área esportiva ou social e que tiveram os nomes previamente aprovados pelo Comitê. A programação também prevê a participação de dois atletas de nome nacional, ainda não confirmados. Durante os 16 quilômetros, percorridos em uma média de cinco horas, os condutores vão ser escoltados por um grande aparato, entre carros, ambulâncias e batedores da policia militar.

O evento está sendo considerado muito importante para a divulgação do nome da cidade em nível nacional, já que o percurso da tocha pelo país será transmitido ao vivo por várias emissoras de rádio e televisão. Toda a organização local está sendo feita pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes). Em dezembro do ano passado, a Semes enviou ao comitê Olímpico, um projeto apresentando todas as condições e estrutura do município de Porto Velho para receber o evento, só então depois de analisado, o comitê aprovou a passagem da tocha pela capital.

O primeiro PAN foi realizado em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. Há 56 anos os jogos acabaram originando outros eventos e um deles é a passagem da tocha por vários pontos do país onde se realizam os jogos.  Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Émerson Castro, o investimento é considerado pequeno para a realização de um evento como este. "O retorno deste evento é muito maior do que qualquer investimento, uma vez que nós teremos oportunidade de mostrar as nossas qualidades e as coisas boas da região, principalmente, expor nossos atletas que são da melhor qualidade, contribuindo assim para tentar desfazer a imagem negativa que a nossa região tem apresentado para todo o país" destacou o secretário.

Esporte e Cidadania

Durante a apresentação do projeto Tocha Rio - 2007, o secretário Emerson Castro aproveitou a coletiva com a imprensa para falar das principais atividades desenvolvidas pela secretaria. Entre elas estão as Escolinhas em vários bairros e distritos da capital, nas quais centenas de crianças fazem algum tipo de esporte, aliado a noções de cidadania e educação ambiental. " Em tempo de tanta violência contra as crianças, a prefeitura está levando Esporte e Cidadania a toda esta molecada, em parceria com várias outras secretarias municipais, como a Semas, - com todo o seu apoio técnico -, a Semusa que nos auxilia com a distribuição de medicamentos quando necessário, a Coordenadoria da Juventude com um trabalho voltado para os adolescentes, enfim, é um trabalho de parcerias que vêm dando um excelente resultado" afirmou Castro.

Outra atividade que alcançou seus objetivos foi o Interdistrital já realizado em março pela Semes, com a participação de 58 equipes. E para o próximo semestre, de 31 de agosto a 09 de setembro, já está sendo organizado mais um Festival de Praia em Fortaleza do Abunã, só que agora com uma roupagem totalmente diferente. "O divertimento que antes se resumia a sol, música e muita bebida, vai ser transformado em momentos de esporte e lazer para as famílias", destacou o secretário.

As atividades estão sendo preparadas para filhos e pais, como campeonatos de vôlei e futebol, jogos de mesa, gincanas, concurso de pipas e outras atividades. "Isso tudo só está sendo possível, graças ao apoio e participação da nossa equipe de trabalho que é muito comprometida com o que faz, mas principalmente com a sensibilidade do prefeito Roberto Sobrinho, que não tem medido esforços para realizar todas as atividades propostas pela Semes" destacou Emerson Castro.   

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Paratleta de Rondônia, Kesley Josué, se classifica para o Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Paratleta de Rondônia, Kesley Josué, se classifica para o Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Na primeira fase das competições de atletismo deste ano, um nome emergiu com força e determinação, deixando uma marca em sua modalidade e na históri

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)