Terça-feira, 1 de novembro de 2011 - 09h01
O público de Porto Velho aderiu às ações realizadas pelo projeto Tenda Esporte e Academia Alternativa da prefeitura da Capital. Diariamente, cerca de 200 pessoas comparecem ao Parque da Cidade, na Avenida Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte, para receber orientações, fazer avaliações e praticar atividades físicas. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
Conforme secretária adjunta da Semes, Cleidimara Alves, o principal objetivo do projeto é promover a saúde da população, incentivar a prática de exercícios físicos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O projeto foi implantado há três anos no Espaço Alternativo e foi transferido para o Parque da Cidade desde a sua inauguração, em maio de 2009, pelo fato de oferecer mais estrutura. A princípio, eram oferecidas apenas orientações e avaliações, mas recentemente a prefeitura montou uma academia no local em espaço aberto, que fica 23 horas a disposição do público.
A professora de educação física Isa Dias, que atende no Parque da Cidade, disse que a Tenda Esporte e Academia Alternativa é direcionada principalmente para as pessoas que não gostam, não dispõem de tempo ou não podem pagar o atendimento nas academias tradicionais. Quem procura o local, passa por orientações e avaliações de nutricionistas e profissionais de enfermagem, incluindo a verificação da pressão arterial, peso e altura, dentre outros itens. Na seqüência, é submetido ao teste físico e só depois é encaminhado para os exercícios mais apropriados.
Isa Dias informa que mesmo aqueles que preferem simplesmente fazer caminhadas podem e devem receber as orientações dos profissionais colocados a disposição do público. “O atendimento aqui é igual ao que é feito nas academias tradicionais, com as vantagens de ser ao ar livre, no horário mais apropriado para as pessoas e totalmente de graça”, comenta. Ela acrescenta que são ministradas aulas de aeróbica, dança, alongamento e várias outras atividades físicas, todas sob orientação dos profissionais.
No caso de ser detectado qualquer problema de saúde durante as avaliações, os profissionais orientam a pessoa a procurar atendimento médico e só depois retornar para nova avaliação e saber qual o exercício é mais apropriado. O foco principal, segundo Isa Dias, é a prevenção das doenças por meio de exercícios bem orientados.
Cleidimara Alves acrescentou que o prefeito Roberto Sobrinho pretende implantar no próximo ano mais dois pólos de atendimentos por meio da Tenda Esporte e Academia Alternativa. Um deles será no Skate Parque e o outro no Parque Circuito. Os dois espaços são freqüentados principalmente por pessoas que gostam de fazer caminhadas e praticar outras atividades físicas.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)