Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

SP prepara megaoperação para receber 140 mil argentinos


Rede de hospedagem, estacionamentos para carros e motorhomes e esquemas especiais para receber turistas em zonas boêmias estão entre as prioridades

Uma megaoperação será realizada em São Paulo para receber a torcida argentina, que virá à cidade para a partida de sua seleção contra a Suíça. O jogo será na terça-feira, às 13h, e vale uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo. São esperados entre 70 mil e 140 mil argentinos na cidade, na maior invasão de integrantes do país vizinho já presenciada pela capital paulista.

“Estamos oferecendo vagas para carros e motorhomes no Sambódromo do Anhembi e no autódromo de Interlagos. Além disso, ainda há vagas em hotéis e hostels, além de locais de camping que a cidade já oferece”, afirma Leonardo Barchini, secretário municipal de Relações Internacionais, que manteve reuniões periódicas com o cônsul-geral da Argentina em São Paulo, Agustín Arambari, como preparação para a vinda dos torcedores do país à cidade.

A relação de hostels e locais para acampar está disponível no site www.cidadedesaopaulo.com. As vagas no Anhembi e em Interlagos serão distribuídas por ordem de chegada. Ambos os endereços estão a menos de 2 km das redes de trem e metrô da cidade, principal meio de transporte para chegar tanto à Arena Corinthians, em Itaquera (zona leste), como na Fan Fest, no Anhangabaú (centro). “O perímetro de segurança para a Fan Fest será ampliado, como nos dias de jogos do Brasil. O evento também começará mais cedo, às 9h”, contou Barchini.

Getty Images

Gente de Opinião

Depois de "invadir" Porto Alegre, onda argentina é esperada em São Paulo
 

Rodízio ampliado

Assim como os chilenos, que jogaram no Itaquerão na segunda-feira passada, muitos argentinos virão de carro a São Paulo. Para dar conta do aumento da circulação de veículos na cidade, na terça-feira o rodízio será ampliado, com início às 7h e término às 20h, atingindo as placas com final 3 e 4. “Temos informação de que também aumentaram bastante o número de voos fretados”, disse Barchini.

Uma das medidas preventivas adotadas pela prefeitura é sugerir ao torcedor que não tenha ingresso, que não vá ao Itaquerão, que possui bolsões de segurança em dias de jogos, e priorize a Fan Fest. Outro local que causa preocupação ao poder municipal é a Vila Madalena. A prefeitura sugere que os estrangeiros optem por bares em outros bairros boêmios da cidade, como Bixiga, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Vila Mariana e Vila Olímpia, além da região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. 

O excesso de público na Vila Madalena faz com que até quatro quadras da rua Aspicuelta fiquem interditadas em dias de maior movimento. Após o jogo entre Brasil x México, foram recolhidos no bairro 40 toneladas de lixo. Depois da última partida da seleção, contra Camarões, na última segunda-feira (dia 23), esse número chegou a 50 toneladas.

“Cada jogo na cidade gera sobrecarga na Vila Madalena. Para terça-feira, iremos dispor de 160 banheiros químicos, o dobro do que tinha anteriormente. Também aumentamos o perímetro de proibição de estacionamento e vamos intensificar a fiscalização aos ambulantes”, contou Barchini.

Para Agustín Arambari, cônsul-geral da Argentina em São Paulo, não haverá problema de segurança por conta da histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos. “Foram adotadas todas as medidas preventivas para que não aconteça conflito entre torcidas. Vamos apenas curtir o jogo”, afirmou ele.

Fonte: Adalberto Leister Filho, do Portal da Copa em São Paulo (SP)

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal