Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Esporte

Semes apoia Campeonato de Basquete para Cadeirantes


A prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer - Semes - está apoiando a segunda edição realizada em Porto Velho do Campeonato Regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O campeonato é organizado pela Sociedade Vida Ativa e será realizado no período de 27 de junho à 1º de julho, no Ginásio Mário Amato – Sesi, na avenida Rio de Janeiro. A abertura oficial do evento será às 20 horas mas as partidas já serão disputadas a partir das 16 horas.

A presidente da Sociedade Vida Ativa, Fabiane Ferreira da Silva faz uma avaliação da atual situação do basquetebol em Rondônia. “Aqui no estado, o basquetebol em cadeira de rodas iniciou em 1984, com portadores de necessidades especiais que praticavam atletismo. A partir de 2004, esta modalidade que é Paraolímpica, começou a desenvolver sua atividade através de uma parceria do Sociedade Vida Ativa com o Serviço Social da Indústria, Sesi. Desde então, nós temos espaço e estrutura física para desenvolvermos nossa atividades físicas e treinamentos”, declarou Fabiane.

Confederação e Seleção Brasileiras

O regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas contará com a presença de cento e quarenta e sete atletas, representantes de varias associações entre elas, as Associações dos Deficientes Físicos do Amapá e do Pará entre outras, além da participação de representantes da Confederação Brasileira de Basquetebol. “Teremos a ilustre presença da presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Naise Pedrosa e do Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Wilson Caju”, destacou a presidente.

Fabiane também informou que o campeão da etapa de Porto Velho competirá nacionalmente. “O campeão e o vice desta competição realizada aqui na capital seguirão para o campeonato brasileiro da modalidade que acontecerá em Belém, no estado do Pará, em data ainda a ser definida”, informou.

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Cleidemara Alves, declarou que “apesar de o basquetebol em cadeira de rodas ainda não ser muito difundido no Estado, essa competição é de fundamental importância, pois servirá de exemplo para outros portadores de necessidades especiais se motivarem e para que saibam que apesar da limitação ainda e possível se praticar um esporte”. A prefeitura esta apoiando esse evento na parte de alimentação dos atletas e comissão técnica. “Esta é mais uma forma que o prefeito Roberto Sobrinho encontra para valorizar o esporte e proporcionar a inclusão social dos portadores de deficiência”, disse a secretária.

Segundo Fabiane Ferreira da Silva, outro objetivo da realização deste evento aqui em Porto Velho, é a melhorar do nível técnico do basquetebol em cadeira de rodas em Rondônia, bem como colocar o Estado competindo nacionalmente.

Fonte: Dandara Carvalho
 

Mais Sobre Esporte

Música e dança marcam a Caminhada Contra a Obesidade neste domingo no Espaço Alternativo

Música e dança marcam a Caminhada Contra a Obesidade neste domingo no Espaço Alternativo

A parceria entre o Instituto Vigor e a Fundação de Cultura de Porto Velho levou atividade física, música e dança Espaço ao Alternativo neste domingo,2

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 27 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 27 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.086 da Mega-Sena, realizado hoje (10) em Joaçaba (SC).As dezenas sorteadas foram  04 - 35 - 43

Federação Rondoniense de Xadrez recebe Certificação do CONEDEL

Federação Rondoniense de Xadrez recebe Certificação do CONEDEL

O Presidente Gualter Amélio recebe das mãos de Luiz Carlos o Certificado de Registro de Entidade Esportiva devidamente qualificada, no Conselho Estadu