Terça-feira, 26 de junho de 2012 - 19h50
A prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer - Semes - está apoiando a segunda edição realizada em Porto Velho do Campeonato Regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O campeonato é organizado pela Sociedade Vida Ativa e será realizado no período de 27 de junho à 1º de julho, no Ginásio Mário Amato – Sesi, na avenida Rio de Janeiro. A abertura oficial do evento será às 20 horas mas as partidas já serão disputadas a partir das 16 horas.
A presidente da Sociedade Vida Ativa, Fabiane Ferreira da Silva faz uma avaliação da atual situação do basquetebol em Rondônia. “Aqui no estado, o basquetebol em cadeira de rodas iniciou em 1984, com portadores de necessidades especiais que praticavam atletismo. A partir de 2004, esta modalidade que é Paraolímpica, começou a desenvolver sua atividade através de uma parceria do Sociedade Vida Ativa com o Serviço Social da Indústria, Sesi. Desde então, nós temos espaço e estrutura física para desenvolvermos nossa atividades físicas e treinamentos”, declarou Fabiane.
Confederação e Seleção Brasileiras
O regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas contará com a presença de cento e quarenta e sete atletas, representantes de varias associações entre elas, as Associações dos Deficientes Físicos do Amapá e do Pará entre outras, além da participação de representantes da Confederação Brasileira de Basquetebol. “Teremos a ilustre presença da presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Naise Pedrosa e do Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Wilson Caju”, destacou a presidente.
Fabiane também informou que o campeão da etapa de Porto Velho competirá nacionalmente. “O campeão e o vice desta competição realizada aqui na capital seguirão para o campeonato brasileiro da modalidade que acontecerá em Belém, no estado do Pará, em data ainda a ser definida”, informou.
A secretária municipal de Esportes e Lazer, Cleidemara Alves, declarou que “apesar de o basquetebol em cadeira de rodas ainda não ser muito difundido no Estado, essa competição é de fundamental importância, pois servirá de exemplo para outros portadores de necessidades especiais se motivarem e para que saibam que apesar da limitação ainda e possível se praticar um esporte”. A prefeitura esta apoiando esse evento na parte de alimentação dos atletas e comissão técnica. “Esta é mais uma forma que o prefeito Roberto Sobrinho encontra para valorizar o esporte e proporcionar a inclusão social dos portadores de deficiência”, disse a secretária.
Segundo Fabiane Ferreira da Silva, outro objetivo da realização deste evento aqui em Porto Velho, é a melhorar do nível técnico do basquetebol em cadeira de rodas em Rondônia, bem como colocar o Estado competindo nacionalmente.
Fonte: Dandara Carvalho
Enxadristas do interior e da capital de Rondônia, de todos os níveis e entusiastas do jogo de Xadrez, participaram nos ritmos Rápido e Blitz em mais
Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025
Lucilene Silva Vieira conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, entre os dias
Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite
Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa
Nove atletas da seleção rondoniense de tênis de mesa participaram do Campeonato Sul-Americano Masters 2025, realizado entre os dias 15 e 20 de abril