Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Semes apoia Campeonato de Basquete para Cadeirantes


A prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer - Semes - está apoiando a segunda edição realizada em Porto Velho do Campeonato Regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O campeonato é organizado pela Sociedade Vida Ativa e será realizado no período de 27 de junho à 1º de julho, no Ginásio Mário Amato – Sesi, na avenida Rio de Janeiro. A abertura oficial do evento será às 20 horas mas as partidas já serão disputadas a partir das 16 horas.

A presidente da Sociedade Vida Ativa, Fabiane Ferreira da Silva faz uma avaliação da atual situação do basquetebol em Rondônia. “Aqui no estado, o basquetebol em cadeira de rodas iniciou em 1984, com portadores de necessidades especiais que praticavam atletismo. A partir de 2004, esta modalidade que é Paraolímpica, começou a desenvolver sua atividade através de uma parceria do Sociedade Vida Ativa com o Serviço Social da Indústria, Sesi. Desde então, nós temos espaço e estrutura física para desenvolvermos nossa atividades físicas e treinamentos”, declarou Fabiane.

Confederação e Seleção Brasileiras

O regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas contará com a presença de cento e quarenta e sete atletas, representantes de varias associações entre elas, as Associações dos Deficientes Físicos do Amapá e do Pará entre outras, além da participação de representantes da Confederação Brasileira de Basquetebol. “Teremos a ilustre presença da presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Naise Pedrosa e do Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Wilson Caju”, destacou a presidente.

Fabiane também informou que o campeão da etapa de Porto Velho competirá nacionalmente. “O campeão e o vice desta competição realizada aqui na capital seguirão para o campeonato brasileiro da modalidade que acontecerá em Belém, no estado do Pará, em data ainda a ser definida”, informou.

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Cleidemara Alves, declarou que “apesar de o basquetebol em cadeira de rodas ainda não ser muito difundido no Estado, essa competição é de fundamental importância, pois servirá de exemplo para outros portadores de necessidades especiais se motivarem e para que saibam que apesar da limitação ainda e possível se praticar um esporte”. A prefeitura esta apoiando esse evento na parte de alimentação dos atletas e comissão técnica. “Esta é mais uma forma que o prefeito Roberto Sobrinho encontra para valorizar o esporte e proporcionar a inclusão social dos portadores de deficiência”, disse a secretária.

Segundo Fabiane Ferreira da Silva, outro objetivo da realização deste evento aqui em Porto Velho, é a melhorar do nível técnico do basquetebol em cadeira de rodas em Rondônia, bem como colocar o Estado competindo nacionalmente.

Fonte: Dandara Carvalho
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal