Terça-feira, 26 de junho de 2012 - 19h50
A prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer - Semes - está apoiando a segunda edição realizada em Porto Velho do Campeonato Regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O campeonato é organizado pela Sociedade Vida Ativa e será realizado no período de 27 de junho à 1º de julho, no Ginásio Mário Amato – Sesi, na avenida Rio de Janeiro. A abertura oficial do evento será às 20 horas mas as partidas já serão disputadas a partir das 16 horas.
A presidente da Sociedade Vida Ativa, Fabiane Ferreira da Silva faz uma avaliação da atual situação do basquetebol em Rondônia. “Aqui no estado, o basquetebol em cadeira de rodas iniciou em 1984, com portadores de necessidades especiais que praticavam atletismo. A partir de 2004, esta modalidade que é Paraolímpica, começou a desenvolver sua atividade através de uma parceria do Sociedade Vida Ativa com o Serviço Social da Indústria, Sesi. Desde então, nós temos espaço e estrutura física para desenvolvermos nossa atividades físicas e treinamentos”, declarou Fabiane.
Confederação e Seleção Brasileiras
O regional Norte de Basquetebol em Cadeira de Rodas contará com a presença de cento e quarenta e sete atletas, representantes de varias associações entre elas, as Associações dos Deficientes Físicos do Amapá e do Pará entre outras, além da participação de representantes da Confederação Brasileira de Basquetebol. “Teremos a ilustre presença da presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Naise Pedrosa e do Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Wilson Caju”, destacou a presidente.
Fabiane também informou que o campeão da etapa de Porto Velho competirá nacionalmente. “O campeão e o vice desta competição realizada aqui na capital seguirão para o campeonato brasileiro da modalidade que acontecerá em Belém, no estado do Pará, em data ainda a ser definida”, informou.
A secretária municipal de Esportes e Lazer, Cleidemara Alves, declarou que “apesar de o basquetebol em cadeira de rodas ainda não ser muito difundido no Estado, essa competição é de fundamental importância, pois servirá de exemplo para outros portadores de necessidades especiais se motivarem e para que saibam que apesar da limitação ainda e possível se praticar um esporte”. A prefeitura esta apoiando esse evento na parte de alimentação dos atletas e comissão técnica. “Esta é mais uma forma que o prefeito Roberto Sobrinho encontra para valorizar o esporte e proporcionar a inclusão social dos portadores de deficiência”, disse a secretária.
Segundo Fabiane Ferreira da Silva, outro objetivo da realização deste evento aqui em Porto Velho, é a melhorar do nível técnico do basquetebol em cadeira de rodas em Rondônia, bem como colocar o Estado competindo nacionalmente.
Fonte: Dandara Carvalho
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)