Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Seletiva nacional de Judô em Porto Velho


A Federação de Judô de Rondônia e a Semes promovem a seletiva nacional de judô na capital. O evento esportivo será no Ginásio Cláudio Coutinho, neste final de semana, 23 e 24 de fevereiro. No sábado (23) a partir das 9 às 23 horas e domingo (24), a competição inicia às 8 horas da manhã. Com entrada franca a população.

Desde quinta-feira, os atletas começaram a chegar em Porto Velho para participar das competições. Mais de 250 inscrições já foram feitas. Cerca de 20 estados estão confirmados na seletiva que classifica as equipes que representarão o Brasil no sul-americano, em 13 e 15 de abril no Uruguai.

Nesta sexta-feira (22), às 19 horas, no hotel Rondon Palace, haverá um congresso técnico, onde cada judoca será pesado e informado sobre os horários de combate. As disputas serão na categoria juvenil, de 15 a 16 anos, e júnior, de 17 a 19 anos, masculino e feminino.

O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que prestará socorro aos atletas e dirigentes caso seja necessário.

Segundo Seloir Totti, presidente da federação, esta é primeira vez que acontece na região Norte, uma seletiva nacional de Judô. "Porto Velho foi a capital escolhida para ser o "tatame" de um importante evento esportivo nacional, o que mostra a qualidade e desenvolvimento de infra-estrutura no segmento esportivo na cidade", destacou ele. O diretor técnico nacional da confederação de Judô, João Rocha de Campo Grande (MS) e o diretor de arbitragem José Pereira e presidente da confederação, Paulo Vanderlei Teixeira, ambos do Rio de Janeiro estarão no evento.

Arte marcial

 O Judô é uma arte marcial praticada como desporto, fundada pelo japonês Jigoro Kano em 1882. Os seus objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para também desenvolver técnicas de defesa pessoal. No final do século XIX o Judô foi considerado desporto oficial no Japão, e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos.

O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiros imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.
 
Fonte: Ascom 
Foto de Arquivo

 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal