Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Seletiva nacional de Judô em Porto Velho


A Federação de Judô de Rondônia e a Semes promovem a seletiva nacional de judô na capital. O evento esportivo será no Ginásio Cláudio Coutinho, neste final de semana, 23 e 24 de fevereiro. No sábado (23) a partir das 9 às 23 horas e domingo (24), a competição inicia às 8 horas da manhã. Com entrada franca a população.

Desde quinta-feira, os atletas começaram a chegar em Porto Velho para participar das competições. Mais de 250 inscrições já foram feitas. Cerca de 20 estados estão confirmados na seletiva que classifica as equipes que representarão o Brasil no sul-americano, em 13 e 15 de abril no Uruguai.

Nesta sexta-feira (22), às 19 horas, no hotel Rondon Palace, haverá um congresso técnico, onde cada judoca será pesado e informado sobre os horários de combate. As disputas serão na categoria juvenil, de 15 a 16 anos, e júnior, de 17 a 19 anos, masculino e feminino.

O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde que prestará socorro aos atletas e dirigentes caso seja necessário.

Segundo Seloir Totti, presidente da federação, esta é primeira vez que acontece na região Norte, uma seletiva nacional de Judô. "Porto Velho foi a capital escolhida para ser o "tatame" de um importante evento esportivo nacional, o que mostra a qualidade e desenvolvimento de infra-estrutura no segmento esportivo na cidade", destacou ele. O diretor técnico nacional da confederação de Judô, João Rocha de Campo Grande (MS) e o diretor de arbitragem José Pereira e presidente da confederação, Paulo Vanderlei Teixeira, ambos do Rio de Janeiro estarão no evento.

Arte marcial

 O Judô é uma arte marcial praticada como desporto, fundada pelo japonês Jigoro Kano em 1882. Os seus objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para também desenvolver técnicas de defesa pessoal. No final do século XIX o Judô foi considerado desporto oficial no Japão, e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos.

O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiros imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.
 
Fonte: Ascom 
Foto de Arquivo

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe presença vip de fisiculturista paulista  em evento gratuito nas Drogarias Ultra Popular

Porto Velho recebe presença vip de fisiculturista paulista em evento gratuito nas Drogarias Ultra Popular

No próximo sábado (23) de agosto, Porto Velho será palco de um evento especial para os amantes do fisiculturismo e do universo fitness. As Drogarias

Segunda etapa do Circuito Rondoniense de Jiu-Jitsu agita Ji-Paraná

Segunda etapa do Circuito Rondoniense de Jiu-Jitsu agita Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), sediou, nos dias 16 e 17 de agosto, no Ginásio de Esportes

Rondônia conquista título no futsal feminino escolar sub-18 com equipe do Centro de Treinamento de Rolim de Moura

Rondônia conquista título no futsal feminino escolar sub-18 com equipe do Centro de Treinamento de Rolim de Moura

A equipe feminina de futsal sub-18 de Rondônia conquistou, no último domingo (4), o título da série bronze do Campeonato Brasileiro Escolar de Futsa

Projeto de extensão da Unir realiza transmissão da final da Superliga C de Voleibol Feminino

Projeto de extensão da Unir realiza transmissão da final da Superliga C de Voleibol Feminino

Porto Velho está sendo sede, ao longo desta semana, da Superliga C de Voleibol Feminino - Etapa Norte. Trata-se de uma competição que reúne as melho

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)