Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Selecionados da prefeitura para conduzir tocha olímpica conhecem cronograma


 
Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os 13 selecionados para conduzir a tocha olímpica, no próximo dia 22 de junho. Em um café da manhã na sede da Fundação Cultural (Funcultural), eles receberam orientações sobre a programação, cronograma, percursos, vestimentas e esclarecimentos sobre as escolhas dos condutores. A reunião contou com a participação dos secretários Antônio Geraldo Afonso (Semdestur), Gelca Maria de Oliveira (Funcultural) e Rafael Claros (Semes).

No total, participarão como condutores 165 pessoas (13 selecionadas pela prefeitura) no revezamento ao longo dos 37 quilômetros de rota terrestre e três de rota fluvial. Cada condutor carregará a tocha por cerca de 200 metros. O secretário municipal de Esporte, Rafael Claros, informou que a gestão resolveu sugerir pessoas com representatividade no esporte local e na história da cidade, a exemplo do paratleta Rogério Lima e da professora Úrsula Maloney, ícone da educação da capital.

Foram selecionados: Dirceo Shittolina, Letícia Batista, Gervásio Alves, Raimundo Santos, Úrsula Maloney, Rogério Lima, Lord Brown, Saulo Giordane, Silvana Oliveira, Gustavo Mota, Odaísa Fernandes, José Ferreira e Manoel de Castro.

Úrsula Maloney, 79 anos de idade, professora de Geografia, que conduzirá a tocha olímpica por cerca de 200 metros, relatou com emoção sua participação no evento. “Primeiro, vou correr e, depois, caminhar com a tocha. Sou filha de Rondônia e me orgulho da minha terra e em fazer parte dessa história”, enfatizou a selecionada. Já o paratleta Rogério Lima contou que participou de vários eventos deste porte, mas a satisfação em fazer parte da história do município é inexplicável. “Apresentar a cultura e o município de Porto Velho ao mundo, a qual faço parte é contagiante e importante para mim. Tenho orgulho de fazer parte deste momento, que é histórico para o povo de Rondônia”, disse o atleta.

Gelca Maria de Oliveira, presidente da Fundação Cultural (Funcultural), explica que, desde o momento do desembarque da tocha no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, haverá uma série de atrações. “Durante todo o dia, terá diversas atrações em comemoração a chegada e a passagem da tocha olímpica na capital. As comemorações serão feitas na localidade ribeirinha São Sebastião, Praça das Três Caixas D'água, no Parque da Cidade e no Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com encerramento.

Percurso

A chama olímpica chega a Porto Velho às 10h05 do dia 22 de junho, no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, onde acontece uma solenidade fechada. De lá, a partir das 11h45, segue para a localidade ribeirinha São Sebastião, para a primeira parada, com apresentação de boi bumbá e quadrilha. A rota continua até a Praça das Três Caixas D'água, com apresentações culturais e esportivas, por volta das 13h30, e segue para o Serviço Social da Indústria (Sesi), na Avenida Rio de Janeiro, onde faz a parada aproximadamente às 15h40, com apresentações esportivas. A penúltima pausa está programada para as 17h30, no Parque da Cidade, onde acontecem novas atividades culturais e esportivas e, por fim, as 19h40, a tocha chega ao Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para o encerramento. Os horários poderão sofrer alterações. Nos pontos de parada, a população terá a oportunidade de fazer registros com fotos ou vídeos. A prefeitura alerta ainda que somente durante a condução da tocha o trânsito será fechado com o auxílio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran).

Fonte: Elen de Paula

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal