Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Secel investe mais de R$ 15 milhões em cultura, esporte e lazer


 
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) divulgou nesta terça-feira (5) um balanço das atividades da Secretaria em 2009. De acordo com o secretário da Secel, Jucélis Freitas, foram investidos mais de R$ 15 milhões na área, somente no ano passado. “O nosso ano foi extremamente positivo. Avançamos com vários projetos que estavam pendentes”.

No esporte, toda a programação prevista no orçamento e no Plano Plurianual do órgão foi realizada, com atenção especial para as categorias de base e no futebol feminino. “Demos toda a assistência aos estádios e equipes que participaram dos Campeonatos Noturnos de Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, do Interbairros e da Copa Genus - TV Rondônia. Também houve a distribuição de equipamentos esportivos, como jogos de camisas e bolas para as categorias iniciantes, adultas e máster. Mais do que isso, ainda teve o acréscimo de mais um campeonato de Futebol de Salão no calendário oficial da Secel”, apontou Jucélis Freitas.

Mas, a preocupação com o esporte não ficou restrita apenas aos jogos com os pés e bolas, como também o apoio a outras modalidades, como natação, judô e tae won do. De acordo com o secretário, mais de 30 atletas receberam passagens aéreas e terrestres para o deslocamento para campeonatos nacionais e internacionais. “O critério para receber esta ajuda é estar bem posicionado no ranking da modalidade. Dentro das nossas possibilidades, auxiliamos vários esportistas a levarem o nome de Rondônia para diversas competições”.

Lazer

No lazer aconteceu a realização de diversas reformas nos Centros Desportivos e de Lazer, os Cedels, além da contratação de funcionários para manutenção dos espaços e apoio às escolinhas de futebol dos bairros JK, Ulisses Guimarães e Cohab Floresta. “É primordial que apoiemos este tipo de ação para tirar as crianças, adolescentes e jovens das ruas. O apoio foi, principalmente, com materiais esportivos, como redes, jogos de camisas e bolas”, disse o titular da Secel.

Cultura

Na área da cultura, Jucélis Freitas destaca o apoio maciço do Governo do Estado para a realização de eventos tradicionais. “Diversas vezes, o governador Ivo Cassol liberou recursos extra-orçamentários para o acontecimento de diversas atividades. Também houve o reforço das emendas parlamentares, seja de deputados estaduais, federais ou senadores”.

De acordo com o secretário, um dos principais acontecimentos em Rondônia foi a aprovação de 30 pontos de cultura, que é uma realização do Governo Federal com a contrapartida do Governo do Estado. Cada grupo ou instituição escolhida por uma comissão do Ministério da Cultura vai receber 60 mil reais em 2010 para a manutenção e ampliação dos espaços voltados à apresentação e produção cultural local.

Outro ponto destacado pelo secretário foi o fortalecimento dos eventos que movimentam a população rondoniense, como o Arraial Flor do Maracujá e o Duelo da Fronteira, entre os bois Malhadinho e Flor do Campo. “No Flor do Maracujá, tivemos um público recorde, com mais de 300 mil pessoas visitando o espaço na Avenida Farqhuar durante os 10 dias de festa. Já no Duelo da Fronteira, além do aumento do público visitante, ainda houve a inauguração da primeira parte do bumbódromo de Guajará-Mirim. Na festa deste ano, esperamos contar com a estrutura total”, afirma Freitas.

Uma outra novidade que aconteceu durante 2009 foram as conferências muncipais e estadual de Cultura, em que foram criadas propostas para melhorar o setor e serem apresentadas na Conferência Nacional que vai acontecer em Brasília, no mês de março desta ano. Além disso, os artistas receberam total apoio do Governo de Rondônia, com a realização de diversas exposições de artes visuais e plásticas na Galeria Afonso Ligório da Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Também houve a participação na Feira dos Estados, que aconteceu no mês de novembro, em Brasília, onde os participantes fizeram diversos elogios e destacaram a cultura e o turismo de Rondônia. “Para mim, foi uma excelente participação. Acredito que nossa ida até a Capital Federal tenha rendido bons frutos”, disse o secretário.

Reveillon da Paz

Para coroar o ano que passou, houve a organização, pela primeira vez, em Porto Velho, o Show da Virada: Reveillon da Paz, que contou com mais de 30 mil pessoas que assistiram a um show pirotécnico de 15 minutos, bandas locais e a presença da atração nacional Dejavú do Brasil. “A festa que fizemos pela primeira vez na capital do Estado é para encerrar com alegria o bom ano da cultura, esporte e lazer da nossa terra”, apontou Jucélis Freitas.

Perspectivas para 2010

Para 2010, a expectativa do secretário é a manutenção de diversos eventos esportivos, culturais e de lazer, além da realização de novas atividades. Uma delas é a continuação ao apoio total do segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil e o primeiro da região Norte, que é a peça “O Homem de Nazaré”, encenada pelo Grupo Êxodo na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.

Freitas também garantiu que para os próximos meses, também será mantido o apoio para uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval. “Pretendemos consolidar o auxílio às Escolas de Samba de Porto Velho, blocos de rua e as festas de bairros”.

Porém, o momento mais aguardado é a inauguração do Teatro Estadual, onde Porto Velho vai deixar de ser a única capital do Brasil a ter um prédio voltado para espetáculos. No total, a construção terá na sala principal a capacidade de abrigar 850 espectadores. Em um espaço menor, para pequenos espetáculos e oficinas de teatro, caberão 260 pessoas. “Será o maior e o mais moderno teatro da região Norte. E outra novidade é a integração, após a abertura do Teatro Estadual, de Rondônia, ao Circuito Nacional de Salas e Espaços Musicais e Teatrais, realizado pela Funarte, que é ligada ao Ministério da Cultura. Enfim, a nossa terra vai receber grandes espetáculos musicais e teatrais em um lugar digno”, encerra Jucélis Freitas. 

Fonte: Decom/Felipe Corona

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal