Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Sebrae enaltece os Povos Indígenas de Rondônia durante evento esportivo realizado em Nova Mamoré


Sebrae enaltece os Povos Indígenas de Rondônia durante evento esportivo realizado em Nova Mamoré - Gente de Opinião

A Aldeia Ribeirão foi o lugar escolhido para o 1º Jogos dos Povos Indígenas de Nova Mamoré, realizado nos dias 21 e 22 de junho. Localizada na Linha 10, a Aldeia recebeu aproximadamente 500 atletas, de mais de 10 aldeias indígenas da região.

Mais uma vez, o Sebrae Rondônia se colocou como parceiro dos povos indígenas, contribuindo para o sucesso do evento de Nova Mamoré. Não apenas uma celebração esportiva, os Jogos se tornam um ato de reconhecimento às ricas culturas indígenas de Rondônia.

O diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos, acompanhou de perto a programação do 1º Jogos dos Povos Indígenas que incluiu, entre as disputas, competições de cabo-de-guerra, arco e flecha, corrida de 200m, corrida de tora, Huka – Huka e partidas de futebol feminino e masculino.

“Por meio de diálogos construtivos e reuniões com representantes das aldeias, o Sebrae buscou se aproximar ainda mais das lideranças indígenas para garantir que estará sempre disponível para colaborar na criação de um plano de trabalho que atenda às necessidades específicas desses povos, visando melhorar sua qualidade de vida e gerar renda sustentável”, salientou Clébio Billiany.

A cerimônia de encerramento dos Jogos foi marcada por palavras inspiradoras do superintendente do Sebrae em Rondônia, que enfatizou a missão da instituição em potencializar as capacidades produtivas e de liderança, no âmbito das comunidades indígenas. “É preciso criar um ambiente onde os indígenas sejam os protagonistas de suas histórias, contribuindo para o progresso social e econômico de suas comunidades e de todo o estado de Rondônia”, enalteceu.

Autora da emenda parlamentar destinada à Secretaria de Cultura e Esportes de Nova Mamoré para a realização das atividades esportivas e culturais, a deputada estadual Ieda Chaves garantiu o seu compromisso com o desenvolvimento social e reiterou a importância de fortalecer os laços com o Sebrae para ampliar o impacto positivo nas comunidades indígenas.

“Este evento celebra o esporte e a cultura das comunidades indígenas e tenho o prazer de apoiar essa iniciativa com uma emenda parlamentar de 80 mil reais, destinada à aquisição de materiais esportivos. É uma honra contribuir para o fortalecimento da cultura e do esporte entre os povos indígenas, promovendo a inclusão e valorização de suas tradições”, destacou a parlamentar.

Os 1º Jogos dos Povos Indígenas de Nova Mamoré simbolizam um novo capítulo na história de Rondônia, onde a colaboração entre as administrações pública municipal e estadual, os parlamentares rondonienses, o Sebrae e as comunidades indígenas abrem caminho para um futuro mais inclusivo e próspero.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiros jogos da Copa Madeirão de Futebol de Várzea Grupo HO acontecem neste sábado (14)

Primeiros jogos da Copa Madeirão de Futebol de Várzea Grupo HO acontecem neste sábado (14)

Neste sábado à tarde, dia 14, serão realizados os primeiros jogos da 1ª Copa Madeirão de Futebol de Várzea Grupo HO. O evento esportivo é realizado

Cerimônia de abertura da fase regional Centro do Joer 2025 é realizada em Cacoal

Cerimônia de abertura da fase regional Centro do Joer 2025 é realizada em Cacoal

O município de Cacoal sediou, na terça-feira (10), a cerimônia de abertura da fase regional Centro, dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2025), com u

Abertura do campeonato celebra o futebol de várzea e valoriza talentos de Porto Velho

Abertura do campeonato celebra o futebol de várzea e valoriza talentos de Porto Velho

A cerimônia de abertura da Copa Madeirão de Futebol de Várzea Grupo HO, aconteceu na noite da última sexta-feira (6), no auditório da Faculdade Católi

Abertura do Joer 2025 em Porto Velho reúne atletas e reforça o poder do esporte escolar

Abertura do Joer 2025 em Porto Velho reúne atletas e reforça o poder do esporte escolar

O Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, foi palco na segunda-feira (2), da abertura da Fase Macrorregional Metropolitana dos Jogos Escolares de

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)