Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Esporte

Rondônia Racing supera problemas e termina em primeiro na categoria Estreante


  
A cidade de La Rioja, Argentina, foi o destino da 2ª etapa do Rally Dakar Argentina Chile, que largou nesta amanhã de Córdoba, com um grid de 150 motos, 25 quadriciclos, 131 carros e 50 caminhões (seis equipes a menos que na 1ª etapa).

O roteiro teve 687 quilômetros - 355 de trecho cronometrados -, com muitos saltos, curvas e pedras grandes. O percurso alternou montanhas na região de Córdoba e uma grande planície que lembra a caatinga brasileira, com temperatura alcançando os 37 graus. Embora a principal característica fosse o chão duro e rochoso, a areia já começou a dar sinais.

Após um dia com todos os tipos de situações: chuva e neblina, sol e poeira, a Rondônia Racing, do piloto Julio Bonache e do navegador Lourival Roldan, fechou o dia na 41ª posição. A dupla fez o tempo de 4 horas 46 minutos e 39 segundos. "Tivemos um problema no alternador da picape, e como tudo é eletrônico, faltou bateria e tivemos pane geral. Para não comprometer o equipamento, diminuímos a aceleração para evitar um superaquecimento no motor", contou Bonache. Na classificação Geral, o time ocupa agora a 35ª posição, sendo que na categoria T1 Diesel está em 13º lugar e é líder da categoria Estreante.

Amanhã, 4 de janeiro, acontece a 3ª etapa, entre La Rioja e Fiambala, ainda na Argentina. E definitivamente, a areia entra em cena. Dunas de aproximadamente 30 metros serão os maiores desafios do dia. Os participantes deverão estar preparados para atravessar tempestades de areia, que são muito comuns na região.

"Agora sim o ‘bicho começa a pegar’, mas ainda não estaremos no pior do rali. Essas areias são apenas o começo antes de entrarmos no Deserto do Atacama, a partir da 4ª etapa", declarou Bonache. "Treinamos bastante subidas e descidas de dunas íngremes, posição e alinhamento do volante, controle do acelerador e freio, retomadas de velocidade e visualização do caminho a ser seguido", explicou consciente o piloto.

De acordo com Roldan, são muitos os detalhes a serem lembrados durante a etapa. "É preciso lidar com a adrenalina, controlar a ansiedade e não esquecer as técnicas que devem ser aplicadas em cada tipo de situação. Todas as manobras deverão ser realizadas de forma automática. Isso minimizará os nossos problemas", ponderou o navegador, que faz a sua sétima participação no Dakar.

Classificação - Carros

1º Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk - 4h01min55
2º Gerlain Chicherit / Maria Cristina Thoerner - 4h03min03
3º Mauricio Neves / Clécio Maestrelli - 4h03min56
4º Carlos Sainz/ Lucas Senra Cruz - 4h04min36
5º Mark Miller / Ralph Pitchford - 4h04min39
20º Guilherme Spinelli / Filipe Palmeiro (BRASIL) - 4h17min58
26º Jean Azevedo e Emerson Cavassin (BRASIL) - 4h33min00
41º Julio Bonache / Lourival Roldan (BRASIL) - 4h46min39
50º Klever Kolberg e Giovani Godói (BRASIL) - 4h55min42
51º Swen Fischer e João Stal (BRASIL) - 4h56min52
53º Reinaldo Varela e Erley Ayala (BRASIL) - 4h58min23

Fonte: Isis Moretti - Mtb: 36.471

Mais Sobre Esporte

Música e dança marcam a Caminhada Contra a Obesidade neste domingo no Espaço Alternativo

Música e dança marcam a Caminhada Contra a Obesidade neste domingo no Espaço Alternativo

A parceria entre o Instituto Vigor e a Fundação de Cultura de Porto Velho levou atividade física, música e dança Espaço ao Alternativo neste domingo,2

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 27 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 27 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.086 da Mega-Sena, realizado hoje (10) em Joaçaba (SC).As dezenas sorteadas foram  04 - 35 - 43

Federação Rondoniense de Xadrez recebe Certificação do CONEDEL

Federação Rondoniense de Xadrez recebe Certificação do CONEDEL

O Presidente Gualter Amélio recebe das mãos de Luiz Carlos o Certificado de Registro de Entidade Esportiva devidamente qualificada, no Conselho Estadu