Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Rondônia é 2º lugar do Norte nas Paralimpíadas Escolares 2021; Estado ficou em 15º na classificação geral


A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) - Gente de Opinião
A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Mais de 20 alunos com deficiência, representaram Rondônia nas “Paralimpíadas Escolares 2021”. Os jogos tiveram início na última terça-feira (23), no complexo do Anhembi, em São Paulo. A delegação rondoniense esteve presente em quatro modalidades e conquistou 22 medalhas, sendo: 15 no atletismo (sete de ouro, cinco de prata e três de bronze); uma medalha de ouro na bocha, duas medalhas de ouro no judô e quatro medalhas de ouro na natação.

Os atletas receberam o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Federação Rondoniense Paradesportiva de Esportes (Frope).

A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e recebeu um total de 902 atletas de 25 estados do país que competiram nas modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3 x 3), bocha, futebol de cinco (para cegos), futebol de sete (para atletas com paralisia cerebral), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

DESTAQUES

Um dos destaques foi Danilo David Gerônimo Silva, 15 anos, que conquistou sua terceira medalha de ouro consecutiva no judô. Danilo venceu na categoria até 66 kg e na categoria absoluto.

Arthur Marques Fernandes, de 13 anos, foi destaque no atletismo, na categoria sub 14, no Arremesso de Peso Classe F37 com a marca de 7m e 18cm.

Kihara Lohane Guimarães Campos, 15 anos, também foi destaque no atletismo, na categoria sub 16, classe F12, no arremesso de peso com a marca de 6m e 21cm.

O paratleta Lorhan da Silva Chamorro, 15 anos, bateu dois recordes, sendo o primeiro na categoria sub 16, Classe F44, no lançamento de dardos com a marca de 23m e 60cm e o segundo no arremesso de peso com a marca de 9m e 09cm.

O paratleta Kauan Andrade, 17 anos, foi campeão na bocha na Classe BC2 na categoria sub 17.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º São Paulo
2º Rio de Janeiro
3º Pará
4º Mato Grosso do Sul
5º Paraíba
6º Goiás
7º Santa Catarina
8º Rio Grande do Sul
9º Ceará
10º Paraná
11º Distrito Federal
12º Espírito Santo
13º Pernambuco
14º Sergipe
15º Rondônia
16º Amapá
17º Tocantins
18º Bahia
19º Rio Grande do Norte
20º Mato Grosso
21º Amazonas
22º Maranhão
23º Acre
24º Roraima
25º Piauí

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - A corrida de motos que já matou mais de 260

NO MUNDO DOS ESPORTES - A corrida de motos que já matou mais de 260

“CORRIDA DA MORTE”Realizada desde 1907, corrida motociclística da Ilha de Mann (Grã- Bretanha), tem um recorde triste: 260 pessoas, entre pilotos, equ

Dia do Atleta é celebrado com histórias de inspiração

Dia do Atleta é celebrado com histórias de inspiração

Atleta do programa Construindo Campeões da Prefeitura de Porto Velho, executado pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel), a traj

Inscrições para 2ª edição da Corrida Nova Era, em Porto Velho, já estão abertas

Inscrições para 2ª edição da Corrida Nova Era, em Porto Velho, já estão abertas

As inscrições para a 2ª edição da Corrida Nova Era, em Porto Velho, já iniciaram. Atletas profissionais e amadores podem se preparar para uma prova

Confira as odds para o vencedor da Copa do Mundo 2026

Confira as odds para o vencedor da Copa do Mundo 2026

A corrida pelo título da Copa do Mundo 2026 já começou nos mercados de apostas, mesmo faltando meses para a bola rolar nos Estados Unidos, Canadá e

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)