Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Reforma do Maracanã já tem 70% das obras prontas


Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A reforma do Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, na zona norte da capital fluminense, já tem 70% das obras prontas. A primeira fase da reforma, considerada a mais pesada e que compreende a recuperação da estrutura do estádio, foi encerrada. Foi iniciada agora a segunda etapa, em que os trabalhos estão voltados aos acabamentos.

Em obras desde março de 2010, o estádio deve ser entregue no final de fevereiro de 2013, segundo previsão da Secretaria Estadual de Obras (Seobras), responsável pelo empreendimento. A reforma é feita por meio da Empresa de Obras Públicas (Emop), pertencente ao governo fluminense, e executada pelo Consórcio Maracanã Rio 2014.

De acordo com o presidente da Emop, Ícaro Moreno, 90% da recuperação estrutural já estão realizadas. “Estamos em uma parte centrada na alvenaria, menos pesada, mas que necessita de muita mão de obra, como pedreiros, eletricistas e bombeiros hidráulicos. Hoje são 5.200 pessoas trabalhando, e [nesta segunda fase] serão empregadas cerca de 5.500 para a finalização dos acabamentos”.

Segundo Moreno, a reforma recebeu, até o momento, investimentos de aproximadamente R$ 550 milhões. “Estamos trabalhando bastante, por volta de 20 horas por dia. É uma administração complicada, a mobilização da reforma está difícil. É muita gente, muito equipamento, muito material chegando na obra, tudo isso dificulta o seu andamento”, acrescentou o presidente.

A Seobras informou que o campo do jogo está tomando forma. O plantio da grama será feito somente após a retirada das gruas e equipamentos utilizados na montagem da cobertura. Segue em andamento a recuperação estrutural das duas rampas monumentais e as obras de alvenaria das salas de controle e monitoramento de câmera. O sistema de refrigeração do estádio está também sendo instalado.

De acordo com a secretaria, a intervenção mais pesada da etapa final será a instalação da nova cobertura do estádio. Até o momento, estão prontos dois dos quatro andaimes e plataformas erguidos sobre a arquibancada para apoiar os cabos de aço da estrutura metálica que sustentará a cobertura. Até novembro, todos os cabos de aço e anéis de tração deverão estar montados sobre a estrutura.
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal