Porto Velho (RO) domingo, 23 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Esporte

Prefeitura de Ji-Paraná prepara seleções para o JIR


Prefeitura de Ji-Paraná prepara seleções para o JIR - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Semetur), está finalizando nesta sexta-feira (26) as inscrições para os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). O evento esportivo será realizado nos dias 30 de agosto a 10 de setembro, em Cacoal.

“Para as inscrições são necessários documentos como RG, CPF e Título de eleitor, já que a partir deste ano as delegações só poderão utilizar 30% dos atletas de outros estados”, disse a Secretária Seloi Totti.

Ji-Paraná está confirmado no futsal e basquete feminino, voleibol masculino e nas individuais de karatê, natação, ciclismo, atletismo, capoeira, judô, taekendoo, tênis de mesa e xadrez.

Os coordenadores de modalidades da Semetur fazem as inscrições após consultas dos representantes de cada modalidade, indicando os melhores em cada esporte. “Nossa maior dificuldade é que muitos atletas de Ji-Paraná vão servir outros municípios”, ponderou Seloi Toti.

Os atletas utilizam os espaços esportivos do município, e na hora da contra partida para a cidade fazem a opção por outros municípios, concluiu a secretária. “Esse comportamento nos faz repensar a utilização dos espaços esportivos administrados pelo município e priorizar ainda mais as Escolinhas de Iniciação Esportiva”, frisou Seloi. Atualmente muitos atletas tem se destacado no JEM’s e JOER, oriundos desta base, coroando o trabalho já realizado.

Com a finalidade de aprimorar ainda mais os atletas com potencial de competitividade a Semetur deve iniciar na próxima semana uma escolinha de alto rendimento, selecionando atletas para a escolinha que atenderá no San Germain. Através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Laerte Gomes, presidente da Assembleia Legislativa, a Prefeitura firmou convênio por 13 meses, cinco horas por dia, três vezes por semana com o Espaço Recreativo e Esportivo San Germain. “Nosso objetivo é aprimorar a parte física, tática e técnica dos atletas com potencial, formando nossas seleções”, comemorou Seloi Totti.

Pelo menos dois profissionais da Semetur vão atender estes atletas inicialmente nas modalidades de futsal e futebol, devendo estender para outras modalidades num curto espaço de tempo. “Assim teremos atletas para representar o município nas diversas modalidades do JIR, ainda mais preparados para a competição em 2020”, finalizou a secretária.

A seleção dos atletas que vão atuar na nova escolinha será realizada pelos professores nas escolinhas já existentes, não existindo inscrição direta para o trabalho a ser desenvolvido no San Germain.

“Será necessário primeiro uma inscrição nas Escolinhas de Iniciação Esportiva já em atividade, é pré-requisito”, enfatizou Seloi. É necessária também uma conscientização maior dos dirigentes sobre a importância do JIR e o estimulo dos atletas para efetuar as inscrições. “Temos campeões brasileiros e sul americanos em muitas modalidades residentes em Ji-Paraná e que não participam do JIR”, falou Seloi concluindo que os dirigentes são peças fundamentais para a mudança de atitude.

Mais Sobre Esporte

Mais 53 atletas podem ser contemplados por Bolsa Atleta da Sejucel em Rondônia

Mais 53 atletas podem ser contemplados por Bolsa Atleta da Sejucel em Rondônia

As inscrições para o Programa Bolsa Atleta encerraram com 158 inscritos, e destes 53 novos atletas de Rondônia podem ser beneficiados em 2021. O progr

Prazo para inscrição no Campeonato Rural e Escolinhas de Ji-Paraná encerra nesta sexta-feira

Prazo para inscrição no Campeonato Rural e Escolinhas de Ji-Paraná encerra nesta sexta-feira

Os dirigentes de equipes amadoras da zona rural de Ji-Paraná têm até sexta-feira (14), para confirmar seus times no Campeonato Rural de Futebol de C

Amanda Arraes conquista medalha de bronze no Meeting Nacional de Judô, em São Paulo

Amanda Arraes conquista medalha de bronze no Meeting Nacional de Judô, em São Paulo

A tarefa não foi fácil, mas a judoca Amanda Arraes, de Cacoal, garantiu a representatividade de Rondônia no cenário nacional da modalidade na catego

Taça Cacoal Selva Park de Futebol tem inscrições abertas até o dia 10

Taça Cacoal Selva Park de Futebol tem inscrições abertas até o dia 10

Os dirigentes interessados em participar da 8ª Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador têm até o dia 10 de fevereiro para inscrever suas equ