Sexta-feira, 12 de julho de 2019 - 14h49

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) e da, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), assegurou o uso de fato e de direito do Campo do 13 de Setembro à comunidade. O prefeito, Hildon Chaves, estava pessoalmente empenhado nessa demanda.
A Carta de Aforamento, nº. 6119/Desmembramento, é referente ao imóvel nº.0564, quadra 035, setor 05, área 5.930,40 metros quadrados, perímetro 308,35 metros e com a inscrição cadastral 02.05.035.0564.001. O Campo do 13 de Setembro ou Estádio 13 de Setembro fica localizado na avenida Pinheiro Machado, entre as ruas Buenos Aires e Uruguai, bairro Embratel, na zona Norte da capital.
O Ofício nº 406/2017/GAB-Semes, endereçado ao escritório do Dr. Pedro Origa e Sant’Ana Advogados Associados, solicitou a transferência e domínio definitivo do terreno para a Prefeitura. A secretária Ivonete Gomes, dentre outras justificativas, manifestou o desejo de desenvolver uma extensão do Programa Talentos do Futuro voltado para iniciação de futebol de base.
A Câmara Municipal de Vereadores encaminhou o ofício n°.224/2017/GAB/Presidência à Aldeota Empreendimentos Imobiliários LTDA, sob os cuidados do advogado Pedro Origa Neto. O então presidente do Legislativo, Maurício Carvalho, fez o pleito requerendo o logradouro, para que houvesse a possibilidade de investimento e tranquilidade aos desportistas.
Os dirigentes da Associação e comunidade em geral vinham lutando por essa conquista, inclusive as atividades eram realizadas sem a devida infraestrutura, por falta do documento do terreno. Todavia, o Município já vinha executando melhorias, a exemplo da revitalização da iluminação, em 2018, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).
Com a formulação do processo n°. 18.02478/2017 e a celeridade dos procedimentos na Semur, o Cartório do 1º Serviço Registral da Comarca de Porto Velho concedeu, em 10 de julho, a Certidão de Inteiro Teor sob a matrícula 91.289. O desmembramento foi baseado nos Autos n°. 7028683-72.2019.8.22.0001 da 2ª Vara de Execuções Fiscais, Registros Públicos e Corregedoria dos Serviços Extrajudiciais.
A conquista foi celebrada pelo prefeito, Hildon Chaves, dada a parceria positiva entre as instituições municipais, iniciativa privada, 1º Cartório de Registro Civil e do Tribunal de Justiça, cuja sentença foi proferida em 5 de julho pelo juiz Audarzean Santana da Silva. A partir dessa titularidade, o poder público poderá investir em infraestrutura, inclusive receber emendas parlamentares para esse fim.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes
A Copa Madeirão de Futsal chegou ao seu grande desfecho na noite desta terça-feira (09), reunindo torcedores, famílias e amantes do esporte no Ginásio

6ª Corrida do MPRO distribuirá mais de R$ 70 mil em prêmios
O Ministério Público de Rondônia abrirá, nesta terça e quarta-feira (9 e 10), as inscrições para a 6ª Corrida do MPRO, evento esportivo que dist

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade
Sorrisos e o corpo em movimento: assim tem sido o primeiro dia para os mais de 550 idosos atletas que participam dos Jogos Municipais da Terceira Idad

Abertura dos Jogos Municipais da Terceira Idade reúne mais de 550 atletas em Porto Velho
A Vila Olímpica Chiquilito Erse foi tomada por emoção e alegria na manhã desta quarta-feira (3), durante a abertura oficial dos Jogos Municipais da Te
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)