Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Porto Velho enfrenta Guatemala no Dia do Desafio


 

A coordenadora do Dia do Desafio em Porto Velho, primeira-dama Lucilene Peixoto, participou nesta semana, em São Paulo, do sorteio das cidades estrangeiras oponentes das cidades brasileiras. A capital vai concorrer, dia 26 de maio, com a cidade Villa Nueva, da Guatemala. O evento organizado pelo Serviço Social do Comércio foi realizado no Clube Pinheiros, na capital paulista.

O objetivo do Dia do Desafio é de fazer com que a sociedade se una contra o sedentarismo, praticando ao menos 15 minutos de alguma atividade física. O tema deste ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Segundo a coordenadora do evento na capital, a participação dos porto-velhenses este ano deve bater mais um recorde. “Nos próximos dias começaremos a fazer contato com os parceiros para reunirmos o maior número de participantes”, disse a coordenadora.

Em 2009, Porto Velho venceu a cidade de Santa Marta, que teve 8.750 participantes. Naquele ano, 141 mil porto-velhenses participaram do Dia do Desafio.

No Brasil, o Dia do Desafio é organizado pelo Sesc, sendo que cada prefeitura é responsável pela coordenação. Porto Velho participa do evento mundial desde 2005 quando mobilizou 106.302 pessoas e venceu a cidade peruana Santiago de Surco.

No ano seguinte mobilizou 155.691 pessoas, mas não conseguiu vencer Camaguey (Cuba). Em 2007 venceu a cidade boliviana de Cochamba e em 2008 ganhou o dia ao concorrer com Cuatitlan Izcalli (México), foi o ano que reuniu o maior número de participantes, 170 mil.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio ou Challenge Day foi criado no Canadá, em 1983. No Brasil foi realizado pela primeira vez em 2000. Pelo regulamento, a integração dos municípios concorrentes é baseada no estímulo a prática de educação física, ocasionando uma disputa saudável, e sempre entre municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes.
Villa Nueva

Villa Nueva é um município da Guatemala localizado a 16 km ao sul da Cidade da Guatemala e tem uma população de cerca de 400 mil habitantes. Foi fundada em 17 de Abril de 1763, quando declarou sua independência do Império Espanhol. A economia local é basicamente a indústria. O município conta com 25 fábricas que produzem materiais têxteis, metalúrgicos e plásticos.

Fonte: Marcela Ximenes
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal