Quarta-feira, 5 de maio de 2010 - 17h19
A coordenadora do Dia do Desafio em Porto Velho, primeira-dama Lucilene Peixoto, participou nesta semana, em São Paulo, do sorteio das cidades estrangeiras oponentes das cidades brasileiras. A capital vai concorrer, dia 26 de maio, com a cidade Villa Nueva, da Guatemala. O evento organizado pelo Serviço Social do Comércio foi realizado no Clube Pinheiros, na capital paulista.
O objetivo do Dia do Desafio é de fazer com que a sociedade se una contra o sedentarismo, praticando ao menos 15 minutos de alguma atividade física. O tema deste ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Segundo a coordenadora do evento na capital, a participação dos porto-velhenses este ano deve bater mais um recorde. “Nos próximos dias começaremos a fazer contato com os parceiros para reunirmos o maior número de participantes”, disse a coordenadora.
Em 2009, Porto Velho venceu a cidade de Santa Marta, que teve 8.750 participantes. Naquele ano, 141 mil porto-velhenses participaram do Dia do Desafio.
No Brasil, o Dia do Desafio é organizado pelo Sesc, sendo que cada prefeitura é responsável pela coordenação. Porto Velho participa do evento mundial desde 2005 quando mobilizou 106.302 pessoas e venceu a cidade peruana Santiago de Surco.
No ano seguinte mobilizou 155.691 pessoas, mas não conseguiu vencer Camaguey (Cuba). Em 2007 venceu a cidade boliviana de Cochamba e em 2008 ganhou o dia ao concorrer com Cuatitlan Izcalli (México), foi o ano que reuniu o maior número de participantes, 170 mil.
Dia do Desafio
O Dia do Desafio ou Challenge Day foi criado no Canadá, em 1983. No Brasil foi realizado pela primeira vez em 2000. Pelo regulamento, a integração dos municípios concorrentes é baseada no estímulo a prática de educação física, ocasionando uma disputa saudável, e sempre entre municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes.
Villa Nueva
Villa Nueva é um município da Guatemala localizado a 16 km ao sul da Cidade da Guatemala e tem uma população de cerca de 400 mil habitantes. Foi fundada em 17 de Abril de 1763, quando declarou sua independência do Império Espanhol. A economia local é basicamente a indústria. O município conta com 25 fábricas que produzem materiais têxteis, metalúrgicos e plásticos.
Fonte: Marcela Ximenes
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi
NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia
A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao
Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado
O atleta Bruno Henrique embarca para mais uma competição nacional no próximo dia 29 de junho, para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu,