Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Peruano quer autógrafo do Neymar em sua caminhonete


 
Fotos: Renato Freire/ Portal da Copa

Gente de Opinião

O empresário Antonio Figueroa Pineda sonha com um autógrafo de Neymar. Mas não pode ser em uma folha de papel. O peruano de 51 anos quer a assinatura do craque na lateral da caminhonete verde e amarela que personalizou para a Copa do Mundo. Foi no veículo que ele percorreu mais de 5 km desde a saída de Lima (em 6 de junho) até Belo Horizonte, cidade que receberá Brasil x Chile na segunda-feira (28.06), pelas oitava de final – o jogo será disputado no Mineirão.

A obsessão começou em julho de 2013, quando Neymar esteve em Lima para participar de um amistoso beneficente. Figueroa encontrou o craque por acaso: o carro do empresário, pintado com as cores azul e grená do Barcelona, e o veículo que conduzia o jogador pararam lado a lado na saída do aeroporto. “O Neymar viu meu carro, baixou o vidro e ergueu o polegar em sinal de aprovação. Nesse momento, tive a ideia de fazer o que estou fazendo agora”, conta.

Figueroa nasceu em Lima, torce pelo Universitario (grande clube local) e costuma vestir-se com a camisa da seleção do Peru, que não disputa a Copa no Brasil. Mas só acompanha os campeonatos da Europa e é apaixonado pelo Barcelona. “Os responsáveis por organizar o futebol do Peru não impulsionam o esporte”, reclama o empresário, que explica a admiração por Neymar. “Ele simboliza o fogo e a paixão do futebol. E transmite esse poder a torcedores de todas as gerações”, acredita.

Estrutura

Gente de Opinião

Produto dos tempos atuais, o empresário é um apaixonado profissional. Contratou e trouxe com ele um cinegrafista, um produtor e um assessor de imprensa. Batizada de El Alto Del Mundial Brasil 2014 (O Automóvel do Mundial Brasil 2014), a aventura é registrada em site na Internet e no Facebook. Também é documentada em vídeo e será transformada em documentário. O grupo tem material de divulgação para os jornalistas e procura as emissoras e jornais das cidades por onde passa.

Mesmo com estrutura acima da média, Figueroa não descobriu como chegar a Neymar. “Até agora, não sabemos se ele viu alguma reportagem sobre a gente. E nunca vi tanta segurança para uma seleção em toda a minha vida”, espanta-se.  O assessor de imprensa Lenin Altamirano releva o dilema do grupo. “Estamos em dúvida se nos hospedamos nas cidades onde o Brasil jogará ou se tentamos ir à Granja Comary (em Teresópolis) sempre que a delegação volta para o local.”

Os contratempos enfrentados ao longo da empreitada já atrasaram bastante os planos de Figueroa. Os principais motivos são a rota extensa, com paradas em pelo menos 10 cidades do Peru e do Brasil, e a qualidade precária de algumas estradas. A equipe só alcançou a Seleção Brasileira em Brasília, para o jogo contra Camarões, na última rodada da fase de grupos. Ainda assim, não conseguiu ingressos e assistiu ao jogo na Fan Fest. Eles afirmam ter comprado entradas para Brasil x Chile.

Figueroa não revela quanto já gastou com a aventura. “Não é gasto, é investimento”, adverte. E mantém o entusiasmo apesar das adversidades. “O Neymar vai autografar minha caminhonete e o Brasil vai ganhar a Copa”, prevê o empresário. Perguntado se a Argentina de Messi será capaz de estragar os planos dele e da Seleção Brasileira, ele responde: “Neymar e Messi são muito bons, mas nós estamos na terra do samba. E quem samba melhor é o Neymar”, diverte-se o apaixonado.

Fonte: Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)