Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Paratletas conduzem tocha olímpica nos Estados do AC e RO



Dos quase 300 condutores da tocha olímpica dos Estados de Rondônia e Acre, duas figuras importantes do esporte tiveram a honra de percorrer 200 metros nas principais avenidas das duas últimas capitais da Região Norte, por onde o símbolo olímpico desfilou.

Edson Cavalcante Pinheiro conduziu a tocha em Rio Branco (AC) no dia 21/06 e Rogério Lima conduziu em Porto Velho (RO) no dia 22/06. Os dois foram prestigiados por torcidas e comunidades que reconhecem os paratletas como fortes nomes em competições no Brasil e Exterior.

“Foi uma honra participar do revezamento da tocha Rio 2016 e por fazer parte deste momento histórico, levando um pouco da alegria para os nossos amigos Acreanos. Cada metro que percorri com o símbolo foi uma oportunidade de agradecer por tantos anos de lutas e vitórias no esporte e feliz pelo reconhecimento, a partir dos três convites para participar do evento”, disse Edson que foi selecionado para o revezamento da tocha por meio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ministério do Esporte e Estado do Acre.

Já em solo Rondoniense, Rogério Lima foi um dos condutores que mais recebeu apoio em meio aos 149 condutores da capital. Uma torcida organizada com camisas personalizadas em sua homenagem fez muita festa no momento que o paratleta conduziu a tocha. “Sou de Rondônia com orgulho. Este evento significa muito pra mim e minha família. Prestei homenagem a todos os meus conterrâneos e em especial à minha mãe que perdi há duas semanas”, disse emocionado Rogério que desfilou com a tocha em uma cadeira de rodas especial.

Participação dos paratletas nos jogos

Após os Jogos Olímpicos que serão realizados entre os dias 05 e 21 de agosto, serão realizados os Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro no Rio de Janeiro. Edson Cavalcante Pinheiro, velocista na categoria T-38 (paralisia cerebral), já tem vaga garantida para competir nos 100 metros rasos.

Rogério Lima está aguardando alguns resultados para a confirmação de sua participação nos jogos onde poderá brigar por medalhas no paratriathlon, na categoria PT -1 (natação, ciclismo e corrida) no grandioso evento esportivo.

Faltam 43 dias para os Jogos Olímpicos e 77 dias para o Paralímpico. O revezamento da tocha foi a primeira grande participação dos paratletas que foram selecionados com mais 12 mil pessoas de mais 300 cidades do país. Os paratletas são patrocinados pela Eletrobras Eletronorte.

Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atleta de Rondônia incentivado pelo “Pró-Atleta” conquista o ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu

Atleta de Rondônia incentivado pelo “Pró-Atleta” conquista o ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu

Assistido pelo Programa Pró-Atleta do Governo de Rondônia, o esportista Ângelo Rafael, garantiu a medalha de Ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu, consider

Rondoniense com incentivo do “Pró Atleta” conquista título no Triatlo Capixaba de Ferro disputado no Espírito Santo

Rondoniense com incentivo do “Pró Atleta” conquista título no Triatlo Capixaba de Ferro disputado no Espírito Santo

No domingo (17), em Vitória (ES), aconteceu o “Triatlo Capixaba de Ferro”, que contou com a participação de mais de 500 competidores de 26 estados

Seis judocas da Banzai foram classificados para o Brasileiro

Seis judocas da Banzai foram classificados para o Brasileiro

Como sempre, a Banzai Judô fez bonito, dessa vez, foi no município de Colorado do Oeste, onde no último final de semana,  dos 10 atletas da tradicion

Paris 2024

Paris 2024

SURFEGabriel Medina (FOTO), que vai à sua 2ª Olimpíada, tentará sair da deste ano com uma medalha é o terceiro nome brasileiro classificado para Paris

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)