Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Paralímpicos de Rondônia viajam domingo para São Paulo



A delegação de Rondônia embarca na noite deste domingo (19), para São Paulo, onde irá participar da 11ª Paralimpíadas Escolares, que será realizada no período de 21 a 24 deste mês no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A delegação de Rondônia é composta por 56 pessoas, sendo que 31 são paraatletas que vão competir em cinco modalidades.

Gente de Opinião

Paralímpicos de Rondônia viajam neste domingo
para São Paulo para competição Nacional

Segundo o chefe da delegação de Rondônia, professor Ítalo Aguiar, 17 alunos vão disputar no atletismo, seis na bocha, dois no judô, três na natação e três no tênis de mesa. Esses alunos representam os municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Jaru, Santa Luzia, São Francisco, Vilhena e Porto Velho.

Rondônia tem chances de medalhas nas cinco modalidades, mas no atletismo as chances são maiores. A paraatleta Adriana Camila Gonzaga Chaves, de 15 anos, está entre as três melhores atletas do Brasil na categoria. No maior evento paradesportivo escolar do Brasil (12 a 17 anos) do ano passado, Adriana Camila conquistou duas medalhas de ouro, nos 400 metros e nos 1.500 metros.

Adriana Camila e outros atletas, treinam com o professor Silvio Roberto Corsino do Carmo, do Rondônia Clube Paralímpico (ONG/RCP). Ele implantou o paradesporto em Rondônia e levava os atletas para participarem das competições dentro e fora do estado, com apoio de parcerias com instituições públicas e da iniciativa privada.

Professor Silvio do Carmo conta que Rondônia participa das Paralimpíadas Escolares desde a 1ª edição. “Na época sem apoio do poder público, fui com a cara e com a coragem bater na porta do comandante da Base Aérea de Porto Velho, para pedir para nos levar para São Paulo para competir e vendo nosso trabalho o comandante autorizou, por vários anos fomos para as Paralímpiadas em aviões da Base Aérea”, reconheceu o professor.

Gente de Opinião

Adriana Camila (em pé) é promessa de
medalhas nas Paralímpiadas Escolares

Segundo a presidente da Federação Rondoniense Paralímpica de Esportes de Rondônia, Edislaine da Silva, na atual gestão, a RCP encontrou um parceiro que passou a apoiar com as passagens aéreas para toda a delegação ir participar das Paralimpíadas Escolares e em dezembro de 2015 o governo de Rondônia assumiu toda a responsabilidade por coordenar as Paralimpíadas Escolares.

Edislaine da Silva,afirma que depois que o governo do estado assumiu a realização dos jogos paraolímpicos, o paradesporto em Rondônia ganhou muito.  “Hoje nos preocupamos em fazer um excelente trabalho com os atletas, pois temos a certeza que na data da competição, teremos toda a infraestrutura. Antes existia uma insegurança, pois não sabíamos se teríamos passagens, hospedagens e alimentação”, afirmou. Edislaine da Silva disse que só tem a agradecer ao governo do estado pelo trabalho que vem realizando em prol do paradesporto de Rondônia.

Essa é primeira vez na história das Paralimpíadas Escolares que todos os estados brasileiros vão participar. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e os estados ficam responsáveis pelo transporte dos atletas e da comissão técnica. Além da importância de competir em um evento como as Paralimpíadas Escolares, os paraatletas ainda podem ser beneficiados com o Bolsa Atleta nível escolar, dependendo da colocação dele em sua modalidade esportiva.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer chega para fortalecer as ações e se aproximar da população

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer chega para fortalecer as ações e se aproximar da população

A criação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que é a fusão da Semdestur com a Semes, como parte da reestruturação administr

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)