Segunda-feira, 24 de novembro de 2014 - 05h20
A delegação de Rondônia composta por 33 pessoas, sendo 16 paraatletas e comissão técnica embarcam às 10h45 desta segunda-feira, 24 para São Paulo, onde vão representar Rondônia nas Paralimpíadas Escolares 2014, que acontece no período de 25 a 28 deste mês.
O evento vai reunir 600 atletas de 25 estados e do Distrito Federal, que participam do maior evento Paralimpíco Escolar do mundo. As paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Uma super estrutura é montada para receber as delegações. Atletas e comissões técnicas ficam hospedados em um hotel que fica dentro do complexo do Anhembi. A abertura da competição acontece na noite desta terça-feira, 25 e é uma grande festa, com apresentações artísticas.
O evento tem sete modalidades, atletismo, natação, goalball, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, judô e bocha. Podem competir alunos atletas com idade entre 12 e 17 anos. As provas serão realizadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar. Os atletas de Rondônia irão competir em três modalidades. Atletismo, Natação e Bocha. O objetivo principal dos Jogos Escolares Paralimpicos é estimular a prática de esportes entre jovens com deficiência. A iniciativa já revelou grandes nomes do esporte brasileiro.
No período de 2009 a 2011 a responsabilidade de levar os estudantes para participar nas paralimpíadas era do Clube Rondônia Paralímpico (CRP), onde o presidente da instituição, professor Silvio Carmo não media esforços para garantir a participação dos atletas no evento. Em 2012 a CRP iniciou uma parceria com ogoverno do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e desde então o governo do Estado vem apoiando e incentivando a participação dos paraatletas ao custear as passagens aéreas da delegação.
O coordenador de Educação Física e Desporto Escolar da Seduc, professor Expedito Santana participou ao vivo no sábado, 22 do programa Tá na Rede da Rede Tv Rondônia, onde ressaltou os projetos esportivos que a Seduc vem desenvolvendo na rede pública estadual de ensino. Semana passada alunos de Rondônia estavam participando dos Jogos Escolares da Juventude Brasil Juvenil, realizado em João Pessoa na Paraíba.
O final de semana foi de muito trabalho para os profissionais que vão acompanhar e que vão dar suporte para que os paraatletas possam competir nas Paralimpíadas Escolares, reunião com os pais e alunos e entrega dos quites que são compostos de uma bolsa padronizada, agasalho e três camisetas.
Eleni Caetano - Decom
Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal
“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem
Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu
Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX
A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes
A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora